Passivo tributário: uma análise dos programas de recuperação fiscal

Authors

  • Rafaela Belleboni Bottega
  • Arlei Roberto Fredo
  • Marta Elisete Ventura da Motta
  • Mariane Camargo Priesnitz
  • Maria Emilia Camargo

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n7-095

Keywords:

passivo tributário, recuperação fiscal, parcelamentos tributários

Abstract

Os programas de recuperação fiscal surgiram com o propósito de quitar as dívidas e regularizar as pendências dos contribuintes com a União. Os parcelamentos especiais oferecem longos prazos para pagamento e descontos de juros e multa. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância para as empresas e para o governo dos programas de recuperação fiscal de passivos tributários federais. Como procedimento metodológico, optou-se por uma abordagem qualitativa utilizando análise de conteúdo. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de levantamento de dados primários por meio da aplicação de entrevistas com advogados, contadores, empresários e servidores da Receita Federal do Brasil. Os resultados indicaram que os programas de parcelamento são importantes para as empresas que estão com dificuldades em quitar os seus passivos tributários, auxiliando também nos períodos de crises econômicas. Foi possível observar que muitos contribuintes se utilizam dos programas para realizar uma espécie de planejamento tributário agressivo, deixando de pagar os tributos em dia na espera de um programa de parcelamento mais benéfico. Percebe-se que, para o governo, a recuperação fiscal através dos parcelamentos não é uma forma de aumentar a arrecadação, mas equalizar o caixa da União, considerando dívidas de difícil recuperabilidade.

References

ALVES, Denice Bento; CAMPAGNONI, Mariana. Parcelamento tributário e endivi-damento com provisões e contingências em empresas de relevância nacio-nal. Contabilometria, v. 8, n. 2, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70. Lisboa. Portugal, 2011.

DE MELLO, Fernanda Loyola Rabello; PORTULHAK, Henrique. Refis: Recuperação fiscal ou planejamento tributário? Um estudo com base na percepção de advogados e auditores. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 11, n. 2, 2020.

DE MELLO, Fernanda Loyola Rabello; PORTULHAK, Henrique. Refis: Recuperação fiscal ou planejamento tributário? Um estudo com base na percepção de advogados e auditores. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 11, n. 2, 2020.

DE MELLO, Fernanda Loyola Rabello; PORTULHAK, Henrique. Refis: Recuperação fiscal ou planejamento tributário? Um estudo com base na percepção de advogados e auditores. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 11, n. 2, 2020.

DE OLIVEIRA, Fabrício Augusto; CHIEZA, Rosa Ângela. Auge e declínio da federação brasileira: 1988-2017. A Reforma Tributária Necessária: diagnósticos e premissas. Brasília: ANFIP, p. 559-585, 2018.

DO AMARAL, Roberto Alexandre. Análise historica sobre os refes-uma visão sob o aspecto do CPC 25-IAS 37. 2016.

FABER, Frederico Igor Leite; SILVA, JPRFM. Parcelamentos tributários–análise de comportamento e impacto. Receita Federal, v. 161, 2016.

JUNQUEIRA, Isabella Vilela; CASTRO, Vanessa Oliveira de. Planejamento tributário: um estudo comparativo simples nacional x lucro presumido numa empresa de transporte de passageiros na cidade de Volta Redonda. 2016.

LIMA, Bruno Rodrigues Teixeira de. O parcelamento de tributos federais como forma de financiamento indireto das empresas. 2015.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. Editora Atlas SA, 310. 2003.

MUZZI FILHO, Carlos Victor; GONÇALVES, Antonieta Caetano; DE BARROS QUADROS, Aparecida Dutra. O princípio da (in) eficiência no controle dos reiterados programas de refinanciamentos de débitos tributários federais (“REFIS”). Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, v. 34, n. 2, 2018.

NOGUEIRA, Gabriela Oliveira Justino Mendonça; NETO, Moisés Ozório Souza; SOARES, José Mauro Madeiros Velôso. Planejamento tributário agressivo como forma de capitalização por meio do Refis: um estudo em uma empresa familiar. Revista Controle-Doutrina e Artigos, v. 17, n. 2, p. 259-282, 2019.

PAES, Nelson Leitão. O parcelamento tributário e seus efeitos sobre o comportamento dos contribuintes. Revista Economia, v. 13, n. 2, p. 345-363, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

SILVA, LT da; COUTINHO, Lucas. Planejamento tributário: aplicabilidade como ins-trumento financeiro de redução dos custos organizacionais. REGRAD-Revista Eletrô-nica de Graduação do UNIVEM, v. 12, n. 01, 2019.

Published

2023-07-28

How to Cite

Bottega, R. B., Fredo, A. R., da Motta, M. E. V., Priesnitz, M. C., & Camargo, M. E. (2023). Passivo tributário: uma análise dos programas de recuperação fiscal. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(7), 7522–7551. https://doi.org/10.55905/oelv21n7-095

Issue

Section

Articles