As categorias desenvolvimento sustentável e trabalho, como premissas para entender a gênese do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do estado do Maranhão (PDF-MA)

Authors

  • Heric Santos Hossoé
  • Lindalva Silva Correia
  • Lucy Rosana Silva
  • Alan Vasconcelos Santos
  • José Tavares Bezerra Junior

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n7-094

Keywords:

desenvolvimento sustentável, trabalho, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do estado do Maranhão (PDF-MA)

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar do ponto de vista do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) do Estado do Maranhão (MA) como as categorias Trabalho e Desenvolvimento Sustentável estão imbricados na sua gênese. Vale destacar que este programa emerge da necessidade das grandes empresas e do Estado de oferecerem uma resposta para os empresários locais e a sociedade no sentido de integrá-los às cadeias produtivas das grandes empresas. No entanto, para ter êxito, ressalta-se que o PDF-MA precisa ter valor adicionado, gerar emprego e elevar a renda dos trabalhadores, partindo para ações sustentáveis ambientalmente. Dessa forma, pretende-se descortinar uma nova visão sobre o PDF-MA.

References

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo, Cortez/Unicamp, 1995.

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

GUIMARÃES, R. P. A ética da sustentabilidade e a formulação de políticas públicas de desenvolvimento. VIANA, G; SILVA, M.; DINIZ, N. (orgs.). O desafio da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. p. 43-71.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna - uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 10. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 1993.

MARCELINO, P. R. A logística da precarização: terceirização e trabalho na Honda do Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

MARTINELLI, D. P.; JOYAL, A. Desenvolvimento local e o papel das pequenas e médias empresas. Barueri, SP: Manole, 2004.

MARX, K. O Capital Livro I. [1867], São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, K. Miséria da filosofia. [1847], São Paulo: Expressão Popular, 2009.

PAULANI, L. M.; BRAGA, M. B. A Nova Contabilidade Social. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. v. 1. p. 297.

Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para ações compartilhadas. Brasília: Ed. IBAMA, 1999, 118 p.

VEIGA, J. E. da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

Published

2023-07-28

How to Cite

Hossoé, H. S., Correia, L. S., Silva, L. R., Santos, A. V., & Bezerra Junior, J. T. (2023). As categorias desenvolvimento sustentável e trabalho, como premissas para entender a gênese do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do estado do Maranhão (PDF-MA). OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(7), 7507–7521. https://doi.org/10.55905/oelv21n7-094

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)