O professor como mediador no processo ensino-aprendizagem de química sob a perspectiva de Vygotsky: analisando uma sequência de ensino investigativa
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n7-093Keywords:
Vygotsky, mediação pedagógica, sequência de ensino investigativaAbstract
Durante a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), desenvolvida para turmas de Química da 2ª Série do Ensino Médio em uma escola de Anápolis - GO foi possível evidenciar a importância do papel desempenhado pelo professor como mediador no processo de aquisição de novos conhecimentos pelos estudantes. Assim, por meio de situações previamente elaboradas na SEI, a professora pôde atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos estudantes, criando situações para que novas habilidades pudessem ser desenvolvidas. Á partir do levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes foi possível elaborar momentos pedagógicos nas aulas que promoveram a construção de novos conceitos na disciplina de Química. Essas intervenções planejadas foram oportunidades para que os estudantes conquistassem níveis mais elevados em seu estágio de Desenvolvimento Real, e assim, se desenvolvessem em relação ao nível cognitivo de aquisição de raciocínios mais elaborados dentro da área de conhecimento proposto. Logo, com a aplicação da SEI dentro da perspectiva do professor mediador, de acordo com a teoria de Vygotsky, concluímos que só haverá desenvolvimento pleno quando houver interações sociais que o promovam, sejam elas intencionais ou não. Nesse sentido, o ambiente escolar atua como um local onde ocorrem interações sociais planejadas antecipadamente e intencionais que objetivam a apropriação efetiva dos saberes acumulados pela humanidade pelas novas gerações. Na escola, as interações sociais mediadas pelo professor promovem o aprendizado dos estudantes e este gera o desenvolvimento psicológico proposto por Vygotsky.
References
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Um Ensino Fundamentado na Estrutura da Construção do Conhecimento Científico. Scheme - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética. 9, Número Especial/2017, p. 131-158. Marília- SP.
______. O ensino de Ciências e a proposição de Sequências de Ensino Investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org); et al. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 129-152. 2013.
FÁVERO, Maria Helena. Psicologia & Conhecimento. Subsídios da psicologia do desenvolvimento para a análise do ensinar e aprender. Brasília: Editora UnB, 2014, p. 185-230.
MOURA, Elaine Andrade; MATA, Mayara Silva da; PAULINO, Pedrita Reis Vargas; FREITAS, Ana Paula; JÚNIOR, Carlos Alberto Mourão; MÁRMORA, Cláudia Helena Cerqueira. Os Planos Genéticos do Desenvolvimento Humano: A Contribuição de Vygotsky. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano. UNITAU, Taubaté/SP - Brasil, v. 9, n 1, edição 16, p. 106 - 114, Junho 2016
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010, p.58-81.
PLACCO, Vera. Maria. Psicologia e Educação. Revendo Contribuições. São Paulo: EDUC, 2000, p.33-61.
RIBEIRO, Elizabeth da Cruz. A Prática Pedagógica do Professor Mediador na Perspectiva de Vygotsky (dissertação). Rio de Janeiro, 2007, p. 30-38. Disponível em:http://www.avm.edu.br/monopdf/6/ELIZABETH%20DA%20CRUZ%20RIBEIRO.pdf. Acesso: 23/10/2018.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre Ciências da Natureza e Escola. Revista Ensaio, v.17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015.
SPERANDIO, Maria Regina da Costa; ROSSIERI, Renata Aparecida; ROCHA, Z. F. D.; GOYA, A. O Ensino de Ciências por Investigação no processo de Alfabetização e letramento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências v.12, n.4, p. 1-17. 2017.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. Rio de Janeiro, RJ: Martins Fontes, 1991, p.53-61.
______. Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes. 1998.
______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes. 2007.
ZOMPERO, Andreia de Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades Investigativas no ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Rev. Ensaio. v.13, n.03, p.67-80, set-dez.2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.