Violência de gênero no contexto manauara: um estudo a cerca dos relatos das mulheres atendidas no SAPEM em Manaus
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n7-081Keywords:
relação de gênero, violência contra a mulher, Lei Maria da PenhaAbstract
O presente trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista feita com mulheres vítimas de violência pelos seus companheiros que foram atendidas no Serviço de Apoio Emergencial à Mulher na cidade de Manaus, localizado no anexo da Delegacia Especializada em crime contra à Mulher, as quais relatam várias agressões sofridas em seu ambiente familiar, situação ainda preocupante é um acontecimento recente e está presente desde ao longo da história da humanidade em todas as classes sociais e atingi mulheres para toda a sociedade e gestores dos órgãos, assim como também as entidades que trabalham para coibir e proteger a mulher das inúmeras violências que acontecem com elas. Com a crescente atuação desse fenômeno violência de gênero se faz necessário relatar a Lei Maria da Penha e os vários tipos de violências existentes, destacando o contexto Manauara que tem a caracterização das Relações de Gênero um cenário preocupante com o ato da violência contra à mulher. A violência contra à mulher acarreta extensas repercussões em todas as sociedades, as quais afetam situações psicossociais, econômicas e políticas, não só no convívio familiar, assim como também na esfera social da mulher Manauara. A relação da violência gênero em Manaus Estado do Amazonas é um contexto muito violento e preocupante que ainda causa intensas repercussões em todo mundo em especial no contexto Manauara, pois a relação de poder é uma pratica presente em muitas famílias. O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher – (SAPEM), é um órgão que presta atendimento psicológico, jurídico e social as mulheres vítimas de agressão e seus filhos menores de 18 anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho bibliográfico, qualitativas, com entrevistas presenciais feitas através de com gravação de áudio com perguntas abertas e fechadas, as quais buscou-se destacar quais as violências mais frequentes que as mulheres sofrem, quem são seus agressores, se é a primeira vez que foram agredidas, as causas principais das agressões, quanto tempo são vítimas de violência, a idade, se tem filhos, quantos tem, a idade deles, se as mesmas trabalham fora de sua residência.
References
BRASIL. LEI MARIA DA PENHA, 11.340 de 07 de agosto 2006. Delegacia Especializada em Crimes Contra a mulher (DECCM). Jornal dez minutos, Anne, bezerra 2015.
BOURDIEU, Pierre. A dominação Masculina. Tradução de Maria Helena Kuhner, 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
CAVALCANTE, Stela Valéria Soares de Farias. Violência doméstica contra a mulher no Brasil. Análise da Lei “Maria da Penha”, Nº 11.340/06. 4º Edição. Editora. Juspodivm, 2012.
CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER. Dados Nacionais sobre Violência contra a Mulher. Disponível em http://.www.. Acesso em 10/12/2015.
G1. GLOBO/AM. JORNAL A CRÍTICA. Disponível em: http://.. Acesso em: 10/12/2015.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. Marina de Andrade Marconi, - 5. Ed. - São Paulo: Atlas 2003.
LEI MARIA DA PENHA. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA - Disponível em: http://www.. Acesso em: 05/03/2015.
MATOS, Maria Izilda. História das Mulheres e Gênero: uso e perspectiva. In: Piscitelli: Melo, Hildete Pereira: MALUF, Sônia Weidner; PUGA, Vera Lúcia (org). Olhares feministas, Brasília: Ministério da Educação. UNESCO, 2009.
SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil para análise histórica. Traduzido por Ângela Araújo e Lucelena Alves de Oliveira. Recife: SOS corpo, 1991.
PASSOS, Elizete Silva. As políticas e os saberes: A construção do gênero nas Universidades do Norte e Nordeste e as repercussões nos campos sociais e políticos. In: FERREIRA, Mary; ALVARES, Maria Luzia Miranda; SANTOS, Eunice Ferreira dos (org). Os poderes e os saberes das mulheres: A construção do gênero. São Luiz: EDUFMA; Salvador – REDOR, 2001.
SAPEM, Projeto do Serviço Social de Apoio à Mulher: Órgão Responsável: Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania. Manaus, 2007 a 2008. 627.
PORTO, Pedro Rui da Fontura. Violência doméstica e familiar contra a mulher: Lei 11.340/06: análise crítica e sistêmica / - 2. Ed. Rev. e atual. Porto alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
STEARNS, Peter N. História das relações de gênero. Tradução de Mirna Pinsky. São Paulo: Contexto, 2007.
TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Salvador: Bahia, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.