“Você sabe o que é o programa de aquisição de alimentos (PAA)? Nunca vi, não conheço e nem ouvi falar”: uma análise da operacionalização do PAA no território do baixo Amazonas Paraense

Authors

  • Vitor Alessandro Souza Farias
  • Efrain da Silva Ribeiro
  • Raoni Fernandes Azerêdo
  • Rafael Junior dos Santos Figueiredo Salgado
  • Elzamili Lima Brito

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n7-065

Keywords:

agricultura familiar, desenvolvimento territorial, políticas públicas

Abstract

O objetivo do artigo é analisar a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), no Território da Cidadania do Baixo Amazonas Paraense. Esta pesquisa é relevante, uma vez que pesquisas têm indicado distribuição desigual do programa entre as regiões brasileiras, afetando principalmente o Norte e Nordeste. Esta pesquisa está ancorada em estudos sobre a agricultura familiar e investigações já realizadas sobre os desafios de operacionalização do PAA no Brasil. Por meio de pesquisa qualitativa e procedimentos bibliográficos, documentais e entrevistas semiestruturadas com órgãos governamentais e da sociedade civil. Visualiza-se que no território do Baixo Amazonas Paraense, entre 2009 e 2017, dos seus 13 municípios, apenas 5 municípios acessaram o PAA-CDS. Dentre os principais fatores limitantes destacam-se: excessiva burocracia, falta de assistência técnica e, principalmente, desconhecimento da política pública e das suas potencialidades. Tal trabalho apresenta um estudo inédito na região do Baixo Amazonas sobre a operacionalização do Programa, bem como um dos poucos feitos analisando regiões da Amazonia brasileira, mesmo que o PAA apresente oportunidades de desenvolver a agricultura familiar da região. O estudo contribui para entender os gargalos que afetam a funcionalidade do PAA na região, demonstrando quais os limitantes merecem atenção pelo estado para que se mudem os baixos índices de acesso as políticas públicas agrícolas, trazendo dados sobre as outras regiões do estado do Pará, abrindo espaço para novos estudos que investiguem se as causas para o baixo acesso também se repetem em todo estado.

References

ASSIS, Silmara Christina Rodrigues de; PRIORE, Silvia Eloíza; FRANCESCHINI, Sylvia do Carmo Castro. Impacto do Programa de Aquisição de Alimentos na Segurança Alimentar e Nutricional dos agricultores. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 617-626, 2017.

BARRETO, Rodolfo Prado et al. Análise de desempenho dos Stakeholders voltados ao programa de aquisição de alimentos (PAA), por meio do estudo de multicasos no território rural de serra da mesa em Goiás. 2015.

BARROS, M. J. B.; BRITO, E. L.; CONCEICAO, F. S.; AZERÊDO, Raoni Fernandes. Territorialização da política pública do PAA e o caso da AACEPPAMO, município de Óbidos, Amazônia Paraense. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE), v. 3, p. 1603-1627, 2020.

BETTO, Frei. A fome como questão política. Estudos Avançados, v. 17, p. 53-61, 2003.

BEZERRA, Islandia; SCHNEIDER, Sergio. Produção e consumo de alimentos: o papel das políticas públicas na relação entre o plantar e o comer. Revista Faz Ciência, v. 14, n. 19, p. 35-35, 2012.

BORGES, Jorge Luis. Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar: Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa! (Cartilha PAA, 2012). Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 2021. Disponível em: https://catalogo.ipea.gov.br/uploads/336_1.pdf

BRASIL. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Estabelece a repactuação e o alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 Jul. 2023. Seção 1, p. 1. 2003.

CAMARGO, RAL de; BACCARIN, José Giacomo; SILVA, Denise Boito Pereira da. O papel do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no fortalecimento da agricultura familiar e promoção da segurança alimentar. Temas de Administração Pública, v. 8, n. 2, p. 1-21, 2013.

CARDOSO, Bruno Luan Dantas et al. Desenvolvimento territorial sustentável: estudo comparativo de indicadores do sistema de gestão estratégica em territórios rurais do Rio Grande do Norte. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 13, n. 1, p. 39-55, 2014.

CARVALHO, Edson Ferreira de. Meio ambiente e direitos humanos. Curitiba: Juruá, 2008.

CORRÊA, Felipe Cyntrão Medeiros. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): uma comparação entre dois Estados do Brasil. 2008.

COSTA, Eduardo et al. Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas. Belém, PA. Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará-FAPESPA, 2015.

DELGADO, G. C. Pesquisa de avaliação da concepção e implementação do Programa Aquisição de Alimentos–PAA. Síntese). Relatório de Avaliação do PAA. Brasília: Projeto BRA, v. 3, p. 034, 2013.

DIAS, Thiago Ferreira et al. Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) como estratégia de inserção socioeconômica: o caso do Território da Cidadania Sertão do Apodi (RN). Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 9, n. 3, 2013.

GAZOLLA, Marcio; SCHNEIDER, Sérgio. As duas “caras” do PRONAF: produtivismo ou fortalecimento da produção para autoconsumo. XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, Ribeirão Preto, PA, Brasil, 2005.

GRISA, Cátia et al. Capacidades estatais para o desenvolvimento rural no Brasil: análise das políticas públicas para a agricultura familiar. Sociedade e cultura: revista de pesquisas e debates em ciências sociais. Goiânia, GO. Vol. 20, n. 1 (2017), p. 13-38, 2017.

GRISA, Catia et al. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em perspectiva: apontamentos e questões para o debate. Retratos de assentamentos, v. 13, n. 1, p. 137-170, 2010.

GRISA, Catia. Desenvolvimento local, políticas públicas e meios de vida: uma análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). In: CONGRESSO DA SOBER. 2009.

GRISA, Catia. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: produção e institucionalização das ideias. 2012. 280 f. 2012. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade/UFRRJ, 2012.

HESPANHOL, Rosângela Aparecida de Medeiros. Programa de Aquisição de Alimentos: limites e potencialidades de políticas de segurança alimentar para a agricultura familiar. Sociedade & Natureza, v. 25, p. 469-483, 2013.

HOMMA, AKO et al. Linha do tempo do Baixo Amazonas Paraense:(Re) territorialização de um espaço de várzeas. 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. Censo demográfico, 2010.

ISOPPO PORTO, Silvio et al. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): política pública de fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia no Brasil. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidad Internacional de Andalucía, 2016.

MALUF, Renato S. et al. Políticas agrícolas e de desenvolvimento rural e a segurança alimentar. Políticas públicas e agricultura no Brasil. Porto Alegre, Editora da Universidade, UFRGS, p. 145-168, 2001.

MARGARIT, Eduardo. A ressignificação da navegação no Baixo Amazonas a partir da integração ao circuito produtivo do agronegócio. Terceira Margem Amazônia, v. 3, n. 11, 2018.

MATTEI, Lauro. Políticas públicas de combate à fome: o caso do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no Estado de Santa Catarina. Cadernos do CEAM, v. 7, p. 75-105, 2007.

MIELITZ, Carlos; BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Dez anos de PAA e a Constituição de uma Estratégia Nacional de Segurança Alimentar. PAA, v. 10, p. 280, 2014.

MINISTÉRIO do Desenvolvimento Social. Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Caderno balanço PAA 2003-2010. Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 2010. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/caderno-balanco-paa-2003-2010.pdf

NEVES, Delma Pessanha. Agricultura familiar: quantos ancoradouros. Geografia Agrária: teoria e poder, v. 1, p. 211-270, 2007.

OLIVEIRA, Jonatan Alexandre; BACCARIN, José Giacomo. Organização espacial e execução do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar entre 2003-2012. Revista Equador, v. 5, n. 2, p. 120-138, 2016.

PERIN, Gabriela et al. A evolução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): Uma análise da sua trajetória de implementação, benefícios e desafios. Texto para Discussão, 2021.

PETERS, B. Guy. American public policy. Chatham, NJ: Chatham House, p. 11-28, 1986.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

SALGADO, Rafael Junior dos Santos Figueiredo et al. Focalização e Cobertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): avaliação de sua eficácia nas regiões brasileiras. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 55, p. 661-678, 2017.

SALGADO, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; DIAS, Marcelo Miná; SOUZA, Washington José de. Agricultura familiar, extensão rural e soberania e segurança alimentar e nutricional: delimitando categorias analíticas à luz da implementação do Programa de Aquisição de Alimentos no Brasil. Mundo agrário, v. 21, n. 46, p. 137-137, 2020.

SANTOS, Á. O. et al. O Programa aquisição de alimentos (PAA) na Região Metropolitana de Santarém (Pará): o caso das mulheres agricultoras da COOMAPLAS. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 7, p. 11090-11106, 2019.

SILVA, Fábio Carlos da; SILVA, Luciene de Jesus Maciel da. História regional e participação social nas Mesorregiões Paraenses. Paper do NAEA, v. 226, p. 1-25, 2008.

SPAROVEK, Gerd et al. Estudo comparativo das diferentes modalidades do PAA–região Nordeste. PAESSOUZA, R.; VAITSMAN, J. Cadernos de estudo: desenvolvimento social em debate: síntese das pesquisas de avaliação de programas sociais do MDS, n. 5, 2007.

VALADARES, Alexandre Arbex; SOUZA, Marcelo Galiza Pereira de. A trajetória recente do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA): uma análise das mudanças normativas e institucionais que deram nova inflexão ao programa. 2015.

Published

2023-07-26

How to Cite

Farias, V. A. S., Ribeiro, E. da S., Azerêdo, R. F., Salgado, R. J. dos S. F., & Brito, E. L. (2023). “Você sabe o que é o programa de aquisição de alimentos (PAA)? Nunca vi, não conheço e nem ouvi falar”: uma análise da operacionalização do PAA no território do baixo Amazonas Paraense. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(7), 7027–7049. https://doi.org/10.55905/oelv21n7-065

Issue

Section

Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.