Um estudo das teses e dissertações de modelagem matemática com vistas à aprendizagem significativa

Authors

  • Priscila Amara Patricio de Melo
  • Lilian Akemi Kato

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n7-050

Keywords:

modelagem matemática, ensino de matemática, aprendizagem significativa

Abstract

 A Modelagem Matemática, no ensino, destaca-se por discutir problemas advindos de outras áreas que abrangem a realidade vivenciada pelos estudantes, instigando-os a formular questões e a buscar possíveis respostas. Desse modo, a Modelagem é apontada como uma possibilidade de os estudantes vivenciarem conteúdos que sejam úteis e significativos à sua realidade, o que pode favorecer o processo de aprendizagem significativa. Entretanto, na prática de sala de aula, ainda existem dificuldades que impedem a inserção da Modelagem no ambiente escolar, uma dessas dificuldades está relacionada com a maneira de avaliar a aprendizagem do aluno em uma atividade dessa natureza. Dificuldade semelhante é observada no âmbito da Teoria da Aprendizagem Significativa, afirmar que a aprendizagem significativa ocorreu não é uma tarefa fácil. Neste sentido, a busca por evidências de aprendizagem significativa do aluno em atividades de Modelagem Matemática torna-se um importante desafio. Este trabalho apresenta algumas das possibilidades evidenciadas, em trabalhos acadêmicos realizados com alunos do Ensino Superior, para a verificação da aprendizagem significativa do aluno em atividade de Modelagem Matemática. Dentre os resultados encontrados a utilização de mapas conceituais, aliada ou não à observação e entrevista, ainda mostrou ser o instrumento mais evidente para a identificação de ocorrência da aprendizagem significativa.

References

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática na sala de aula. Perspectiva, Erechim: v. 27, n. 98, p. 65-74. 2003.

BASSANEZI, R. C. Ensino aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto. 2002. 389 p.

BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: Articulações em diferentes Contextos Educacionais. 2013. 256 f. Tese (Doutorado) – Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

BORSSOI, A. H. A aprendizagem significativa em atividades de modelagem matemática como estratégia de ensino. 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2004.

FONTANINI, M. L. C. Modelagem Matemática x aprendizagem significativa: uma investigação usando mapas conceituais. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

IARONKA, C. F. Contribuições da teoria da aprendizagem significativa e da modelagem matemática para o estudo de funções. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática, Ciências Naturais e Tecnológicas, Centro Universitário franciscano. Santa Maria. 2008.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo. actas... Burgos, Espanha. Sevicio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997. pp. 19-44.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 1999.

NOVAK, J. D. & GOWIN D. B. Aprender a aprender. Tradução: Carla Valadares. 2 ed. Lisboa: Editora Plátanos. 1999.

PALMERO, M. L. R. (Org). La teoria del aprendizaje significativo em la perspectiva de La psicologia cognitiva. Barcelona: Octaedro. 2008. 223 p.

SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica - a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2001(Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

VENÂNCIO, S. Aprendizagem Significativa de Função do 1º Grau: Uma investigação por meio da Modelagem Matemática e dos Mapas Conceituais. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2010.

Published

2023-07-19

How to Cite

de Melo, P. A. P., & Kato, L. A. (2023). Um estudo das teses e dissertações de modelagem matemática com vistas à aprendizagem significativa. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(7), 6757–6770. https://doi.org/10.55905/oelv21n7-050

Issue

Section

Articles