Do campo da antropologia ao campo da educação: aproximações entre Darcy Ribeiro e Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n6-068Keywords:
Darcy Ribeiro, Pierre Bourdieu, exclusão escolar, Darcy Ribeiro e Pierre Bourdieu: aproximações e confluênciasAbstract
O presente artigo examina alguns elementos de aproximação entre o pensamento e a obra de Darcy Ribeiro e de Pierre Bourdieu, dois cientistas sociais que operaram uma conversão do campo da antropologia ao campo da educação. Darcy e Bourdieu se aproximaram das questões da cultura por meio da pesquisa antropológica. E se aproximaram dos temas da educação pelo aprofundamento de suas reflexões sobre a questão da cultura, buscando entender os campos de produção simbólica e as relações de dominação cultural. Ambos atuaram no sentido de denuciar os processos de exclusão produzidos pelo próprio sistema escolar.
References
BECKER, Howard. A chamada Escola de Chicago. Mana, v. 2, n. 2, 1996.
BOMENY, Helena. Proezas de um quixote republicano. Revista do Arquivo Público Mineiro, v. 44, n. 2, jul./dez. 2008.
BOURDIEU, Pierre. Sociologie de l’Algérie. Paris, PUF, 1958.
__________. L´école conservatrice: les inégalités devant l´école et la culture. Revue Française de Sociologie, v. 7, n. 3, 1966.
________. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
________. O Poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
________. Contrafogos: táticas para resistir à invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
________. Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia Cabila. Oeiras: Celta Editora, 2002.
________. A Miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2003.
________. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003.
________. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.
________ . O Senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
________ ; PASSERON, Jean-Claude. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Les Éditions de Minuit, 1964.
________; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬CARNEIRO, Waldeck (org.). Tributo ao centenário de Darcy Ribeiro: intelectual, político e gestor insubmisso. Niterói: Nitpress, 2022.
_____________________ (org.). Diálogos com Paulo Freire: tributo ao centenário do Patrono da Educação Brasileira. Niterói: Nitpress, 2021.
_____________________. Golpe de Estado no Brasil e seus impactos sobre a educação: PNE e contrarreforma do ensino médio em foco. In: LINO, Lucília Augusta Lino & NAJJAR, Jorge (orgs.). Planos de educação, democracia e formação: desafios em tempos de crise. Curitiba: Appris, 2019.
____________________. A arte de pensar o pensamento sociológico: Pierre Bourdieu e a sociologia da educação “a contrapelo”. In: LINHARES, Célia (org.). Portinari e a cultura brasileira: um convite à educação a contrapelo. Niterói: EDUFF, 2011.
CARNEIRO, Waldeck; ARAÚJO, Flavia Monteiro de Barros. Educação e superação das desigualdades: Darcy Ribeiro e Pierre Bourdieu se entrelaçam. In: CARNEIRO, Waldeck (org.). Tributo ao centenário de Darcy Ribeiro: intelectual, político e gestor insubmisso. Niterói: Nitpress, 2022.
CATANI, Afrânio Mendes. Um convite aos clássicos: o trabalho sociológico de Pierre Bourdieu. Educação & Linguagem, ano 10, n. 16, jul./dez. 2007.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (CEE/RJ). Parecer n. 102/92, de 30 de abril de 1992. Aprova a reformulação do Sistema Público de Ensino do Estado do Rio de Janeiro.
DURU-BELLAT, Marie; VAN-ZANTEN, Agnès (orgs.). Sociologie du système éducatif: les inégalités scolaires. Paris: PUF, 2009.
GO, Julian. Bourdieu, Argélia e a perspectiva pós-colonial. Contemporânea-Revista de Sociologia da UFSCar, v. 8, n. 1, jan./jun. 2018.
LIMA, Jefferson Cavalcanti. Vivências e olhares: o colonialismo e as lutas de libertação da Argélia na construção de Frantz Fanon e Pierre Bourdieu. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, 2015.
LINHARES, Maria Yedda. Escola como formação de cidadania. Jornal do Brasil, 29 dez. 1991.
LÔBO JÚNIOR, Dácio T. CIEP: a impotência de um desejo pedagógico. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, 1988.
LOYAL, Steven. Bourdieu, colonialismo e migração. Contemporânea-Revista de Sociologia da UFSCar. v. 8, n. 1, jan./jun. 2018.
NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação do final dos anos 60/início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em Aberto, ano 9, n. 46, abr./jun. 1990.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação e Sociedade, ano 28, n. 100, out. 2007.
RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.
________. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 1986a.
________. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986b.
_______. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______. Darcy Ribeiro (depoimento, 1978). Rio de Janeiro: CPDOC, 2010.
______. Confissões. São Paulo: Cia de Bolso, 2012.
______. Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo. Rio de Janeiro: Record, 2022.
SANTOS, Pablo S. Machado Bispo dos; CUNHA, Ericka Ferreira da. Educação, cultura e antropologia: “conversas” entre Darcy Ribeiro e Clifford Geertz. In: CARNEIRO, Waldeck (org.). Tributo ao centenário de Darcy Ribeiro: intelectual, político e gestor insubmisso. Niterói: Nitpress, 2022.
SILVA, Luiz Henrique G. da; STRANG, Bernardete de Lourdes. A obrigatoriedade da educação infantil e a escassez de vagas em creches e estabelecimentos similares. Pro-Posições, n. 31, 2020.
SILVA, Yrlla Ribeiro de O. C. da. A construção dos CIEPs e da escolarização em tempo integral através da formação continuada em serviço: memórias de professores. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, 2009.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 1, jan./fev. 2006.
TREVISOL, Joviles Vitório; MAZZIONI, Lizeu. A universalização da educação básica no Brasil: um longo caminho. Roteiro, v. 43, número especial, 2018.
WACQUANT, Loïc. Seguindo Pierre Bourdieu no campo. Revista de Sociologia e Política, n. 26, jun. 2006.
XAVIER, Libânia Nacif. Inovações e (des)continuidades na política educacional fluminense. In: FREIRE, Américo; MOTTA, Marly; SARMENTO, Carlos Eduardo (orgs.). Um estado em questão: os 25 anos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.