A formação do professor crítico-reflexivo: uma análise das produções científicas da CAPES nos últimos 10 anos

Authors

  • Ruth Cristina Soares Gomes Araújo
  • Evandro Luiz Ghedin
  • Clodoaldo Pires Araújo

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n7-079

Keywords:

formação de professor, professor crítico-reflexivo, produções científicas, pensamento-crítico

Abstract

No presente texto, trazemos a formação do professor crítico-reflexivo a partir de uma revisão da literatura realizada nas teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação. Tendo em vista a complexidade que é a formação do professor e a necessidade de uma formação que dê conta de compreender o processo educativo de forma emancipatória, questionamos: Que significados essas produções científicas atribuem à formação do professor crítico-reflexivo? Desse modo, objetivamos nessa pesquisa analisar os significados dessa formação, bem como visualizar como a temática vem sendo discutida no âmbito das produções científicas no país. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem o professor crítico-reflexivo, as críticas e as possibilidades dessa formação. Finalmente, após a leitura e análise das teses compreendemos que a formação do professor reflexivo só é possível quando se considera o contexto histórico e social, trazendo as teorias da educação para essa reflexão, onde a práxis é a mola propulsora para a transformação da realidade.

References

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª edição. São Pau-lo: Cortez, 2011.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10ª edição. São Paulo, Atlas: 2010.

ALBUQUERQUE, Maria Ozita de Araújo. Um vôo emancipatório de formação: o processo colaborativo crítico-reflexivo e a prática pedagógica dos docentes da educação superior. 2015, 233 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Piauí, 2015.

FILHO, Antônio Costa Andrade. O uso do portfólio na formação contínua do professor reflexivo pesquisador. 2011. 312 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2011.

GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

MACHADO, Álvaro Lima. Grupo de reflexão como espaço de desenvolvimento profissional de docentes formadores de professores. 2015. 223 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade do Estado da Bahia, 2015.

MARINHO, Bruna Ramos. A formação do professor reflexivo sob o olhar da epistemologia marxiana. 2009.135 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

LALANDA, Mª Conceição; ABRANTES, Mª Manuela. O conceito de reflexão em J. Dewey. In: ALARCÃO, Isabel (Org). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal, Porto Editora Ltda, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Minas Gerais: Editora UFMG, 1999.

SCHÕN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo desing para o ensino e a aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SIQUEIRA, Regina Aparecida Ribeiro. Formação de professores Reflexivos: Uma experiência compartilhada. 2009.267 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciência, Marília, 2009.

Published

2023-07-27

How to Cite

Araújo, R. C. S. G., Ghedin, E. L., & Araújo, C. P. (2023). A formação do professor crítico-reflexivo: uma análise das produções científicas da CAPES nos últimos 10 anos . OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(7), 7263–7278. https://doi.org/10.55905/oelv21n7-079

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)