Estudo da hidrodinâmica usando materiais de baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n6-055Keywords:
Tubo de Venturi, efeito Venturi, hidrôdinâmicaAbstract
A utilização de práticas experimentais no ensino de ciência tem caráter fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Alguns fenômenos físicos são inesperados intuitivamente e, em muitos casos, o senso comum tem uma compreensão equivocada dos conceitos destes fenômenos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma proposta experimental, com o detalhamento da construção do equipamento, como sugestão de aplicação no ensino da hidrodinâmica. A equação de Bernoulli e a equação da continuidade são duas importantes relações que envolvem algumas grandezas observáveis, como: velocidade, pressão e área. O tubo de Venturi é um exemplo amplamente discutido em livros didáticos e em sala de aula de modo a validar a EB identificando suas possibilidades de uso prático. No entanto, várias vezes são apresentados apenas de forma teórica e ilustrativa. A presente proposta possibilita a apresentação de forma simples a presença em sala de aula de um dispositivo como o Tubo de Venturi e a possibilidade de identificação da pressão nos pontos de interesse. A construção do Tubo de Venturi pode ser feita com materiais acessíveis e de baixo custo com apenas alguns passos simples e sem processos complexos, como proposto neste trabalho. De forma esquemática e ilustrativa, os passos e materiais utilizados são descritos, de modo a facilitar a replicação do modelo proposto. Infere-se, portanto, que com uma solução simples, acessível e de custo reduzido, torna-se viável levar uma diferente abordagem do conteúdo de modo prático à sala de aula, promovendo a expansão do conhecimento sobre os fenômenos físicos, em especial, acerca da hidrodinâmica.
References
BARBOSA, L. H., MORA, C. E., PACO H. TALERO, P. H., ORGANISTA, J. O., Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 33, n. 4, p. 4309, 2011.
CID, A. S., CORREA, T., Revista Brasileira de Ensino de Física, 41, n 3, e20180333, 2019
COELHO, S. M., NUNES, a. d., Revista Brasileira de Ensino de Física, 14, 24, 1992.
GASPAR, ALBERTO. Atividades experimentais no ensino de física. Uma nova visão baseada na teoria de Vigotski. São Paulo: LF Editorial, 2014.
FONSECA, D. S., DRUMMOND, J. M. H., OLIVEIRA, W. C., BATISTA, G. L. F., FRETIAS, D. B. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 1, 64, 2017.
FOX, R. W., MACDONALD, A. T., PRITCHARD, P, J, Introdução à Mecânica dos Fluidos, Oitava Edição, LTC, 2010.
JESUS, V.L.B., MACEDO JUNIOR, M.A.V, Uma discussão sobre hidrodinâmica utilizando garrafas PET, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 1507, 2011.
GALLIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. Química Nova. v. 27, n. 2, p. 363-331, 2004.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987, 80p.
ROGERS, D.H.; BLACK, R.D. Irrigation water measurement. Disponível em: <http://www.oznet.ksu.edu/library/ageng2/l877.pdf >. Acesso em 12 abr, 2022.
GASPAR, ALBERTO. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2009.
HALLIDAY, DAVID; RESNICK ROBERT; WALKER, JEARL. Fundamentos de Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. Vol. 2, 10 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
LONGUINE, M. D., NARDI, R., Cadernos Brasileiros de Ensino de Física, 19, 64, (2000)
NUSSENGVEIG, H.Moysés, Curso de Física Básica 2, Ed. Edgard Blücher LTDA. São Paulo, 2014.
NOBRE A. S.; PROPOSTA DE UMA NOVA PRÁTICA PARA O LABORATÓRIO NA DISCIPLINA DE FÍSICA 2 - HIDRODINÂMICA: TUBO DE VENTURI, 2013.
ROCHA, F. S., GUADAGNINI, P. H., Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1, 124, 2014.
SILVA, E. D.; A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO, (2017).
SILVEIRA, F. L., LEVIN, Y., Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 3, 2085, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.