Desenvolvimento de unidades de ensino potencialmente significativo para o ensino de energia renovável e meio ambiente: estratégias de ensino e metodologias para promover a aprendizagem significativa

Authors

  • Bruna Terezinha Klassen Tusset
  • Marcelo Paulo Stracke
  • Antonio Vanderlei dos Santos
  • Iuri de Castro Figueiró
  • Lucas de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n7-002

Keywords:

aprendizagem significativa, energia renovável, meio ambiente, unidades de ensino

Abstract

O artigo discute a importância de desenvolver unidades de ensino potencialmente significativo para o ensino de energia renovável e meio ambiente, utilizando a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel como estratégia de ensino. Apresenta-se os resultados de uma de pesquisa que demonstram que o método de ensino convencional utilizado em curso de uma Universidade não foi adequado para a maioria dos alunos, sendo que menos da metade dos alunos aprendeu o conteúdo. Diante dos resultados insatisfatórios de aprendizagem propõe-se neste artigo um produto educacional para ajudar os professores a melhorar seus métodos de ensino e manter os alunos engajados na sala de aula. O projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas que possibilitem entender os fenômenos, compreender notícias, analisar e questionar informações sobre a energia renovável e o meio ambiente. A metodologia inclui uma abordagem de pesquisa qualitativa e o artigo apresenta os oito passos de uma unidade de ensino potencialmente significativo e destaca a importância do papel do professor na organização e apresentação das informações de forma significativa que facilitem a aprendizagem dos alunos nos temas de energias renováveis e meio ambiente.

References

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana. Tradução ao português, de Eva Nick et al., 2ª ed. Educational psychology: a cognitive view. 1980.

Bastos, M. C. P.; Ferreira, D. V. Metodologia científica, Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

Braathen, P. C. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Química. Revista eixo, 1(1), 63-69, 2012.

Bretz, S. L. Novak’s Theory of Education: Human Constructivism and Meaningful Learning. Journal of Chemical Education, 78, 1107, 2001.

FIGUEIREDO, N.M.A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2a ed. São Caetano do Sul, São Paulo, Yendis Editora, 2007.

GOWIN, D. B. (1981). Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, , 210, 1981.

Marques, N. L. R. Teorias de aprendizagem. Pelotas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, 2013.

MOREIRA, M. A. Uma abordagem cognitivista ao Ensino de Física. Porto Alegre: EDUFRGS, 1983.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRG, 2005.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2011.

MOREIRA, M. A. (2011a). Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU.

RAMOS DE SANTANA, D. ENERGIA RENOVÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL. Revista OWL (OWL Journal), 1(1), 48–64, 2023.

NEVES, M. S.; MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M. C. S. "Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula: um estudo exploratório." Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 p. 383-401, 2006.

PIFFERO, E. de L. F.; COELHO, C. P.; LUCCHESE, M. M. Proposal of potentially significant teaching units for the study of energy sources. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e17973631, 2020.

SILVA, L. P; CECÍLIO, S. A mudança no modelo de ensino e de formação na engenharia. Educ. rev. [online], n.45, pp. 61-80, 2007.

Published

2023-07-03

How to Cite

Tusset, B. T. K., Stracke, M. P., dos Santos, A. V., Figueiró, I. de C., & de Carvalho, L. (2023). Desenvolvimento de unidades de ensino potencialmente significativo para o ensino de energia renovável e meio ambiente: estratégias de ensino e metodologias para promover a aprendizagem significativa. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(7), 5825–5849. https://doi.org/10.55905/oelv21n7-002

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)