Urbanização de assentamentos precários e (in)sustentabilidade urbana: contradições na produção do espaço na Região Metropolitana de Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n7-008Keywords:
(in)sustentabilidade, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Região Metropolitana de Belém (RMB)Abstract
Este artigo aborda a presença dos discursos de sustentabilidade na criação do ambiente urbano através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), especificamente na sua linha de Urbanização de Assentamentos Precários (UAP), que se destina à realocação urbana de famílias em situação de risco socioambiental. Utilizando uma abordagem qualitativa fundamentada no materialismo histórico-dialético, foi conduzido um estudo de caso sobre a intervenção do PAC, a partir do seu Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS), nos projetos habitacionais voltados para o deslocamento de famílias que vivem em áreas ambiental e socialmente vulneráveis, na cidade de Belém (PA), mais especificamente na Comunidade Taboquinha, localizada no Distrito de Icoaraci. A análise deste estudo reflete a perspectiva dos envolvidos no processo e a trajetória dos indivíduos durante a transição entre espaços e em seu cotidiano, evidenciando o distanciamento entre a implementação das políticas e a busca pela sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e econômica, que são objetivos do programa. Isso demonstra que não é viável considerar os conjuntos habitacionais periféricos como solução isolada para a remoção de famílias em situação de vulnerabilidade ambiental, sem levar em conta a realidade e o sistema econômico que os produz.
References
ACSELRAD, H. Sentidos da sustentabilidade urbana. In: ACSELRAD, H. (Org.). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. 2.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p. 43‑70.
Discursos da Sustentabilidade. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, número 1, p. 79-90, 1999.
AVELAR, W.M; SOUZA, E.S; PONTE, J.P.X; MELO, A.C.C. O Programa de
Aceleração do Crescimento e a urbanização de favelas na Região Metropolitana de Belém – PA. Anais dos Congressos da ANPUR. 2013.
COMPANHIA EXECUTIVA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ.
Comunidade Taboquinha. Projeto oficial licitado Belém: COHAB-PA, novembro, 2007. CD-ROM. [Projeto executivo de engenharia e urbanismo, desenhos técnicos digitais].
GOTTDIENER, M. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Municípios.
Disponível em http://ibge.gov.br. Acesso em 10 de maio de 2023.
Aglomerados Subnormais, Informações Territoriais. Primeiros resultados. Rio de Janeiro, 2012.
LEFEBVRE, H. A Reprodução das Relações de Produção. Tradução: António Ribeiro e M. do Amaral. Porto: Publicações Escorpião – Cadernos O Homem e a Sociedade, 1973.
LEFF, E. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
PARÁ. Companhia Executiva de Habitação do Pará. Projeto de Trabalho Técnico Social do Projeto PAC Taboquinha. Belém: COHAB, 2007. Inédito.
Plano de Remanejamento e Reassentamento de Famílias e Atividades Econômicas: Comunidade da Taboquinha. Belém: [s.n.], 2010.
PARÁ. Companhia Executiva de Habitação do Pará. Balanço das Ações de 2012.
Slides Ppt. Belém: COHAB, 2011.
PRADO, A. L. Desenvolvimento urbano sustentável: de paradigma a mito. Revista Oculum. Número 12, v. 1, p.83-97, 2015.
SOUZA, M.L. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática socio‑espacial nas metrópoles brasileiras. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.