Software para recomendação de fertilizantes e corretivos para culturas agrícolas no estado do Pará

Authors

  • Raimundo Sátiro dos Santos Ramos
  • Alissa Juliana Mota da Costa
  • Joilson dos Santos Ferreira
  • Luanda Evelly Oliveira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n4-100

Keywords:

Software, Adubação, Corretivos

Abstract

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um software do tipo sistema web intitulado Sisfert – Sistema para recomendação de fertilizantes e corretivos para culturas agrícolas no estado do Pará. A linguagem de programação utilizada foi o JavaScript, bem como foi utilizado o HTML 5 (Hyper Text Markup Language), CSS 3 (Cascading Style Sheets) e o framework front-end Bootstrap para desenvolver o layout do sistema. O sistema possui os seguintes módulos: módulo para recomendação de adubação química simples para culturas agrícolas, florestais e pastagens; módulo para recomendação de adubos mistos npk; módulo para recomendação de adubos mistos npk a partir de adubos simples; módulo para recomendação de adubação orgânica; módulo para interpretação de análise de solo; módulo para conversão de unidades de solos (versão beta); módulo para cálculo de calagem pelo método de saturação de bases; módulo para cálculo de calagem pelo método de neutralização do alumínio e elevação dos teores de cálcio e magnésio; módulo para cálculo de calagem em covas (versão beta); módulo para cálculo de gessagem. O sistema está sendo de grande utilidade tanto para os diferentes profissionais das ciências agrárias, tais como engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, técnicos em agropecuária; bem como para produtores rurais e laboratórios de fertilidade do solo que desejam realizar recomendações de adubação e correção do solo de forma rápida e eficaz.

References

BRASIL, E. C.; CRAVO, M. S.; VIÉGAS, I. J. M. Recomendações de calagem e adubação para o Estado do Pará. Brasília, DF: Embrapa, 2ª Edição, 2020. 419p.

EMBRAPA. Calagem e Gessagem de Solos Ácidos Garantem Maior Produtividade para Pastagens e Grãos. Disponível em :https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/46245159/calagem-e-gessagem-de-solos-acidos-garantem-maior-produtividade-para-pastagens-e-graos. Acesso em 03 de fevereiro de 2024.

FERNANDES, F. MIT App Inventor: o que é e como usar?. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2023/07/mit-app-inventor-o-que-e-e-como-usar-edapps.ghtml. Acesso em: 26 de fevereiro de 2024.

HOMMA, A. K. O.; REBELLO, F. K. Aspectos econômicos da adubação e da calagem na Amazônia. In: Recomendações de adubação e calagem para o estado do Pará. Brasília, Embrapa, p. 185-204, 2020.

MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. A.; JUNIOR, A. L.; EVANGELISTA, S. R. M. A transformação digital no campo rumo à agricultura sustentável e inteligente. In: Agricultura digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas. Brasília, DF: Embrapa, 2020. 406p.

MAPA- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estatísticas do Setor. Disponível em :https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/fertilizantes/plano-nacional-de-fertilizantes/estatisticas-do-setor/. Acesso em 21 de março de 2024.

SOUZA, K. X. S; OLIVEIRA, S. R. M.; MACÁRIO, C. G. N.; ESQUERDO, J. C. D. M; MOURA, M. F.; LEITE, M. A. A.; LIMA, H. P.; CASTRO, A.; YANO, I. H.; SANTOS, E. H. Agricultura digital: definições e tecnologias. In: Agricultura digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas. Brasília, DF: Embrapa, 2020. 406p.

SILVA, J. M. P.; CAVICHIOLI, F. A. O uso da agricultura 4.0 como perspectiva do aumento da produtividade no campo. Revista Interface Tecnológica, v. 17, n. 2, p. 616-629, 2020.

SILVA, S. B. Análise de solos para ciências agrárias. 2. edição. Belém: EDUFRA, 2018. 174p. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/609. Acesso em: 12 de março de 2024.

ZONTA, E.; STAFANATO, J. B.; PEREIRA, M. G. Fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais. In: BORGES, A. L. (Ed.). Recomendações de calagem e adubação para abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, mandioca, manga e maracujá. Brasília: Embrapa, p. 263-303, 2021.

Published

2024-04-15

How to Cite

Ramos, R. S. dos S., Costa, A. J. M. da, Ferreira, J. dos S., & Carvalho, L. E. O. de. (2024). Software para recomendação de fertilizantes e corretivos para culturas agrícolas no estado do Pará. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(4), e4176. https://doi.org/10.55905/oelv22n4-100

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)