Melhorias nos estabelecimentos de manipulação de produtos embutidos do município de Jaraguá do Sul – SC
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n7-027Keywords:
checklist, contaminação alimentar, saúde pública, treinamentoAbstract
Os embutidos cárneos são compostos principalmente por carne suína, que possui alto valor nutricional e grande disponibilidade de água, fatores que os tornam um excelente meio de proliferação microbiana. Além disso, são produzidos com carnes cruas que não passam por cocção ao longo do processamento e nem previamente ao consumo. Quando associadas ao manuseio inadequado, essas condições aumentam o grau de contaminação do produto e representam um risco à saúde pública. O objetivo desse estudo foi analisar os processos produtivos dos manipuladores de produtos embutidos em cinco estabelecimentos do município de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, com o intuito de identificar irregularidades conforme legislações vigentes. Os fatores relevantes que influenciam na manipulação de alimentos e na qualidade do produto final foram avaliados através da elaboração e execução de dois checklists. Após a aplicação do primeiro checklist, observou-se que 100% dos estabelecimentos apresentavam irregularidades, como o contra fluxo presente na linha de produção e edificações em mal estado de conservação. Foi realizado um treinamento teórico de boas práticas de fabricação que contou com a presença de dois funcionários dos estabelecimentos participantes. Retornou-se aos mesmos locais para a aplicação do segundo checklist, onde verificou-se que, apesar da maioria dos fatores analisados não ter sofrido alterações após o treinamento, todos os estabelecimentos obtiveram uma melhora em comparação com os resultados do primeiro checklist. Dentre as mudanças observadas, houve uma melhor organização dos estabelecimentos quanto a identificação de lotes e a aplicação de medidas a curto prazo, como a colocação de telas em janelas danificadas para evitar a entrada de insetos. Os dados coletados através dos checklists foram organizados e apresentados em um relatório próprio para cada estabelecimento, apontando itens que devem ser melhorados para que as práticas de manipulação de produtos embutidos se encontrem de acordo com as leis municipais vigentes, visando melhorar a saúde da população de Jaraguá do Sul e região a medida em que se aumenta a qualidade dos produtos embutidos.
References
BRASIL, M.S. RDC Nº 216 de 15/09/2004 – Regulamento técnico sobre as condições Higiênicas Sanitárias e de Boas Práticas de Manipulação para Estabelecimentos Produtores/Industrializados de Alimentos. Órgão emissor: Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: www.anvisa.gov.br. Acesso: 28 de junho de 2022.
BRASIL, M.S. RDC N° 275/2002 – Regulamento técnico sobre os Procedimentos Operacionais Padrões para Estabelecimentos Produtores/Industrializados de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Órgão emissor: Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: www.anvisa.gov.br. Acesso: 28 de junho de 2022.
CARELLE, A.C.; CÂNDIDO, C.C. Manipulação e Higiene dos Alimentos. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 9788536521060. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521060/. Acesso em: 09 Oct 2021.
DOMENE, S.M.A. A contribuição da carne bovina para uma alimentação saudável. 2005.
GARCIA, D.M.; BASSINELLO, P.Z. Treinamento em Boas Práticas para manipuladores de alimentos. Santo Antônio de Goiás: Embrapa, 36 p, 2007.
GERMANO, M.I.S. Treinamento de Manipuladores de Alimentos: fator de segurança alimentar e promoção da saúde. São Paulo: Livraria Varela, 2003.
GOTTARDO, E. T. et al. Embutidos cárneos fermentados artesanais como veículos de microorganismos patogênicos de importância para saúde pública. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, Curitiba, v.29, n.1, p. 97-102, 2011. Acesso em 10 de Outubro de 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://ibge.gov.br. Acesso em: 09 de Outubro de 2021.
PARMIGIANI, P. Avanços e desafios para os processados suínos. Revista Nacional Da Carne. São Paulo, BTS, ano XXXV, n. 410, Abr, 2011.
ROÇA, R.O. Embutidos. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3363751/mod_resource/content/1/emuls%C3%A3o%281%29.pdf. Acesso em: 08. Out. 2021.
SILVA, C. F.; SILVA, C.; SAVARIZ, F. C.; FOLLMANN, H. D. M.; NUÑES, L.; CHAPLA, V. M. Análise físico-química de salames coloniais comercializados no município de Toledo, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Technology, Maringá, v. 33, n. 3, p. 331-336, jul. 2011.
SEIXAS, F.R.F. et al. Checklist para diagnóstico inicial das boas práticas de fabricação (BPF) em estabelecimentos produtores de alimentos da cidade de São José do Rio Preto (SP). Revista Analytica, n. 33, p. 36-41, 2008.
SENAC - SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. Manual de elementos de apoio para o sistema APPCC. Rio de Janeiro: SENAC/Departamento Nacional, 2001.
SPAKI, K. D. S.; MONTANHINI, M. T. M. Avaliação em rotulagem de linguiças coloniais comercializadas na região dos Campos Gerais – PR. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 1-16, jun. 2014.
XAVIER, V.G.; JOELE, M.R.S.P. Avaliação das condições higiênico sanitárias da carne bovina in natura comercializada na cidade de Belém, PA. Revista Higiene Alimentar. 18(125): 64- 7, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.