O impacto transformador da residência pedagógica na formação de professores

Authors

  • Rogério Leal de Sousa
  • Helena Cristina Soares Menezes
  • Arianne Santana dos Santos
  • Andressa Fernanda de Carvalho
  • Cleovan de Sousa Ferreira
  • Aline Cássia Rêgo da Silva
  • Maria Alexsandra Mendes Hilario
  • Fausneto Alves Ibiapina

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n3-109

Keywords:

residência pedagógica, formação, professores

Abstract

A instituição educacional manifesta-se em uma esfera como um ambiente no qual se desenvolvem as primeiras interações sociais, sendo, portanto, também um local onde é possível identificar oportunidades para a formação cidadã. O propósito central deste estudo é examinar a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto da formação inicial de professores, visando compreender como se estabelece a conexão entre a universidade e a escola. O programa proporciona uma antecipação da experiência normativa em sala de aula para os futuros pedagogos (residentes), por meio das experiências realizadas tanto dentro quanto fora da escola, em colaboração com o professor preceptor, o orientador acadêmico e a instituição escolar parceira do Programa. Este artigo aborda a importância dessa experiência para a formação inicial de professores e as abordagens metodológicas empregadas para promover a integração entre universidade e escola. A análise conclui que as políticas públicas devem cada vez mais direcionar sua atenção para aprimorar a formação prática nos cursos de licenciatura.

References

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em:4 ago. 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa.3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, A. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

Residência Pedagógica. Disponível em: https:// Programa de Residência Pedagógica — CAPES (www.gov.br) Acesso em: 05 de janeiro de 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

VASCONCELLOS, I. M. M; DUTRA F. B. S. O papel do mediador escolar na inclusão de Crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. CEDUCE, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1nUE3BnWcWgEcXpx_KpIkwlA9iO56obdZ/view?usp=driveweb&authuser=0

Published

2024-03-13

How to Cite

Sousa, R. L. de, Menezes, H. C. S., Santos, A. S. dos, Carvalho, A. F. de, Ferreira, C. de S., Silva, A. C. R. da, Hilario, M. A. M., & Ibiapina, F. A. (2024). O impacto transformador da residência pedagógica na formação de professores. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(3), e3741. https://doi.org/10.55905/oelv22n3-109

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)