Os desafios da formação continuada no contexto da educação inclusiva

Authors

  • Fabiana Darc Miranda
  • Jonathas Ferreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n3-100

Keywords:

formação de professores, educação inclusiva, avaliação

Abstract

Nos últimos anos a educação inclusiva e consequentmente a inclusão escolar tem se desenvolvido em uma perspectiva mundial como um movimento complexo, que inclui além da luta social das pessoas com deficiência e de seus familiares, por direitos básicos e outros mais abrangentes como os educativos, encontra-se os processo de aprendizagem e a formação docente para o contexto apresentado. No centro das discussões sobre a inclusão das pessoas com deficiência em salas de aulas regulares estão os professores. Desse modo. visando contribuir para as discussões atuais, essa pesquisa está situada na área de “formação de professores”, com o tema central de “educação incusiva” e tem como objetivo avaliar as principais dificuldades de professores do Ensino Fundamental I em relação à inclusão de estudantes com deficiência em salas de aula regulares no município de Montividiu-GO. A pesquisa se apresenta de forma parcial e está sendo desenvolvida em etapas. A primeira uma revisão bibliográfica sobre o tema e pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com profissionais da educação. Além de agente de ensino, os professores das escolas inclusivas devem-se atentar também às necessidades de cada um dos educandos em sala de aula Assim, evidencia-se uma necessidade elementar de realizar pesquisas que problematizem concepções e métodos de trabalho/ensino, ressignificando conceitos e práticas, para um novo olhar sobre o sujeito da educação inclusiva e sua educação escolar.

References

BARROS, A.B.; SILVA, S.M.M.; COSTA, M.P.R. Dificuldades no processo de inclusão escolar: percepções de professores e alunos com deficiência visual em escolas públicas. Boletim da Academia Paulista de Psicologia, v.35, n.88, 2015.

BASSEDAS, E. et al. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BEATÓN, G. A. La persona en el enfoque histórico cultural. São Paulo: Linear B, 2005.

ECHEVERRIA, A.R.; BENITE, A.M.C.; SOARES, M.H.F.B.A pesquisa na formação inicial de professores de química – a experiência do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. In.: ZANON, L.B. (org.). A formação química e pedagógica nos cursos de graduação em química no país. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p.01-19.

FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce, uma introdução às ideia de Feurstein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico Cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 5-27, 2004.

LIBÂNEO, J, C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro. In: PIMENTA, S, G; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7° Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

OLIVEIRA, A.F.T.M.; ARAUJO, C.M. A formação de professores para educação inclusiva no portal do professor do MEC: discurso inclusivo x discurso médico. Educação & Sociologia, v.38, n.140, p.829-846, 2017.

OLIVEIRA, A.A.S.; CAMPOS, T.E. Avaliação em educação especial: o ponto de vista do professor de alunos com deficiência. Estudos em avaliação educacional, v.16, n.31, 2005.

PLETSCH, M.D. A formação de professores para educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar em revista, v.25, n.33, 2009.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012.

SILVA, M.R. Dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva. Universidade de Brasília. Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Monografia. 2011.

VILELA-RIBEIRO, E.B.; BENITE, A.M.C. Sala de aula e diversidade. Revista Educação Especial, v.26, n.45, 2013.

Published

2024-03-12

How to Cite

Miranda, F. D., & Santos, J. F. (2024). Os desafios da formação continuada no contexto da educação inclusiva. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(3), e3723. https://doi.org/10.55905/oelv22n3-100

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)