Relato de experiência sobre projeto de extensão promoção de saúde para gestantes e mães atendidas em pré-natal de alto risco

Authors

  • Magdielle Idaline da Silva
  • Eloisa Lorenzo de Azevedo Ghersel
  • Herbert Ghersel
  • Dejanildo Jorge Veloso

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n3-049

Keywords:

promoção da saúde, gestantes, pré-natal

Abstract

Introdução: Educação em Saúde no processo gestacional busca a promoção do autocuidado, prevenção de complicações e compartilhamento de experiências. O uso de ferramentas digitais e redes sociais é explorado como meio eficaz para disseminar informações. Objetivo: objetivo relatar as atividades desenvolvidas no projeto de extensão Promoção de Saúde para gestantes e mães que são atendidas no HULW. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das ações do projeto de extensão "Promoção de Saúde para Gestantes" da Universidade Federal da Paraíba. O projeto realiza ações de educação em saúde na Unidade de Saúde da Mulher e online por meio de redes sociais, abordando temas diversos durante o pré-natal de alto risco. A equipe multidisciplinar promove diálogo horizontal, interação com a comunidade. Resultados: As ações presenciais abordaram temas como aleitamento, direitos das gestantes, métodos não farmacológicos para alívio da dor do parto, entre outros. Paralelamente, foram elaborados 50 posts informativos divulgados no Instagram e Facebook. A participação em eventos acadêmicos e a pesquisa empírica com gestantes ampliaram a visibilidade e a continuidade do projeto. Discussão: A interdisciplinaridade e a comunicação foram cruciais para o sucesso do projeto, demonstrando uma ponte efetiva entre teoria e prática. Eventos acadêmicos fortaleceram a visibilidade do projeto, contribuindo para a disseminação do conhecimento produzido. Considerações Finais: O projeto contribuiu para a formação profissional dos participantes, promovendo a interação entre diferentes áreas acadêmicas e fortalecendo a relação entre universidade e comunidade. Destaca-se a importância da educação em saúde durante a gestação e puerpério, visando o empoderamento das mulheres e a promoção de hábitos saudáveis. A extensão universitária é reconhecida como essencial para conectar a academia à sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida.

References

ARAÚJO, Jessica Cristina Morais et al. Uso do aplicativo whatsapp como ferramenta de educação e promoção à saúde de gestantes durante o pré-natal. Anais do I Congresso Norte Nordeste de Tecnologias em Saúde, 2018.

BRASIL. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

DE MELO, Renata Cardillo Homem; SILVA, Luciane Duarte. CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA UMA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DO ESTUDANTE. Open Science Research Iv, v. 4, n. 1, p. 712-727, 2022.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes; DE LIMA SANTOS, Nicolle Negreiros. Ações de popularização, de divulgação da informação científica e de aproximação com a sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 16, n. 1, p. 67-87, 2023.

FERNANDES, Edjane Pessoa Ribeiro. Pré-natal coletivo: uma análise crítica a partir da percepção das mulheres na estratégia saúde da família em João Pessoa-PB. Dissertação Mestrado Profissional em Saúde da Família. Universidade Federal da Paraíba, 2021.

INDARA, Cavalcante Bezerra et al. Tecnologia educativa para gestantes: construção e avaliação de cartilha. Cuba Salud, 2018.

MÜLLER, Janine Luisa et al. A prática interprofissional e a formação dos profissionais de saúde: uma revisão integrativa. Saúde em Redes, v. 8, n. sup1, p. 15-35, 2022.

PARTICIPAÇÃO, Equipe. Entrevista Ludmila Grego Maia:“A inserção da extensão nos currículos tem o potencial de renovar a educação”. Participação, v. 1, n. 39, p. 11-17, 2023.

POZZER, Cintia et al. Ações educativas em sala de espera com gestantes: uma alternativa para a promoção da saúde. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 19, n. 2, p. 207-224, 2018.

Published

2024-03-05

How to Cite

da Silva, M. I., Ghersel, E. L. de A., Ghersel, H., & Veloso, D. J. (2024). Relato de experiência sobre projeto de extensão promoção de saúde para gestantes e mães atendidas em pré-natal de alto risco. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(3), e3632. https://doi.org/10.55905/oelv22n3-049

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)