Fragmentos do sagrado, história e ritos intercontinentais no vale do amanhecer

Authors

  • Roberto Calabria Guimarães da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n3-036

Keywords:

nova era, sagrado selvagem, tia Neiva

Abstract

Trata da formação do sagrado no Vale do Amanhecer, doravante chamado de VDA, iniciando a partir da análise histórica da principal médium do VDA, Neiva Chaves Zelaya, a Tia Neiva, desde o início de sua atuação como médium na União Espiritualista Seta Branca (UESB) atuando junto com Mãe Nenen, e a sua saída da UESB e a fundação do Vale do Amanhecer e o seu casamento com Mário Sassi onde ambos dividiram as tarefas, ficando as atividades mediúnicas com Tia Neiva e as atividades burocráticas ficando com Mario Sassi, a história de Tia Neiva se confunde com a história do VDA, iniciamos a análise a partir da fundação do templo em Planaltina, até os dias atuais, na qual a religião possuí mais de 600 templos, presentes em todas as regiões do Brasil e, em sete países. Será analisado os fragmentos intercontinentais do VDA e o sincretismo do VDA que abarca entidades de quatro continentes, passando pela ufologia, a partir da minha experiência como médium doutrinador nos templos de Dois Irmão e São Lourenço da Mata entre os anos de 2011 a 2016 e por fim uma análise dos fragmentos do sagrado, a partir das visões de Tia Neiva até a institucionalização ocorrida após a sua morte.

References

BASTIDE, Roger. O Sagrado Selvagem. Payot. Paris, 1975. ELIADE, M. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

MENDONÇA, Antonio Gouvêa. De Novo O Sagrado Selvagem: Variações. Estudos de Religião. 2007.

OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. ENTRE CABOCLOS, PRETO-VELHOS E CORES: A imersão dos sujeitos no universo místico-religioso do Vale do Amanhecer. Tese apresentada ao PPGS da UFPE. Recife, 2011.

___________. O Apará e Seu Corpo. Religião e Sociedade: Rio de Janeiro, 2014.

___________. Os Corpos no Vale do Amanhecer: Entre o Kardecismo e a Umbanda. Debates do NER: Porto Alegre, 2015.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de: Roger Bastide, Professor da Universidade de São Paulo. Estudos Avançados. São Paulo, 1994.

ZELAYA, Neiva Chaves. Leis e Chaves Ritualísticas. Vale do Amanhecer. Planaltina, 1977.

Published

2024-03-05

How to Cite

da Silva, R. C. G. (2024). Fragmentos do sagrado, história e ritos intercontinentais no vale do amanhecer. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(3), e3615. https://doi.org/10.55905/oelv22n3-036

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)