Como utilizar o jogo Minecraft como ferramenta didático pedagógica para compreensão do conceito de espaço geográfico?

Authors

  • Juan Carlos Cavalcanti Pereira
  • Luciana Rachel Coutinho Parente
  • Priscila Felix Bastos
  • Helena Paula de Barros Silva

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n3-032

Keywords:

espaço geográfico, metodologias ativas, Minecraft, BNCC

Abstract

Na era contemporânea do século XXI, caracterizada pela onipresença da tecnologia no cotidiano de crianças e adolescentes, os educadores se veem em um movimento contínuo de busca por inovações pedagógicas para tornar o ambiente de aprendizado mais atrativo. Diante da percepção de que o modelo de ensino tradicional perdeu seu apelo para os alunos modernos, práticas como as metodologias ativas e a gamificação emergem como estratégias educacionais revolucionárias, sendo progressivamente adotadas nas escolas com o objetivo de fomentar uma experiência educativa mais dinâmica, interativa e cativante. Este estudo foca especificamente no papel dos videogames, com ênfase no popular jogo Minecraft, e sua aplicabilidade no ensino e na compreensão do espaço geográfico. A investigação propõe-se a examinar e discutir o processo de ensino da Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, mediante uma abordagem pedagógica prática que emprega o Minecraft como recurso didático, visando explorar os potenciais benefícios dos jogos digitais para o desenvolvimento cognitivo e lógico dos estudantes, assim como para a percepção da interconexão entre o ambiente virtual e o real. Inicialmente, foram realizadas pesquisas sobre o espaço geográfico e seus temas correlatos conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando as competências a serem desenvolvidas em sala de aula e oferecendo uma nova perspectiva de análise do mundo. Em um segundo momento fez-se necessário entender as características e especificidades referentes ao jogo, destacando-se seu potencial educativo e sua relação com os conceitos geográficos. Os resultados decorrentes da presente investigação sugerem que a introdução do conceito de espaço geográfico por meio do Minecraft  pode proporcionar uma experiência de aprendizagem renovada e envolvente, reacendendo o interesse dos alunos pelas aulas, superando a monotonia do ensino tradicional, incentivando o trabalho colaborativo e aproximando os conteúdos da realidade e das vivências dos discentes através do jogo. Em síntese, pode-se afirmar que a investigação em tela, pode incentivar educadores, especialmente aqueles focados no ensino de Geografia na educação básica, a explorarem mais profundamente o estudo do espaço geográfico sob a perspectiva da gamificação.

References

ALVES, L. Jogos, Educação e História: Novas Possibilidades para a Geração C. In Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, p. 209-225, mai./ago., 2018.

ANDRADE, M. Correia de. Geografia Econômica. 11° Ed. São Paulo: Atlas, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia (PCN - 5ª a 8ª série). Brasília: MEC/SEF, 1997.

BREDA, T. V. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na geografia. 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/34389163/O_uso_de_jogos_no_processo_de_ensino_aprendizagem_na_Geografia. Acessado em: 05 jul. 2023.

BULCIOR, Fábio. Metodologias ativas. [S.l.]: EduPluses, 2023. E-book.

CANDIDO, Brenda Stefani. et al. O uso do jogo Minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/27103. Acessado em: 10 out. 2022.

CARNEIRO, E. L. O uso de videogame como recurso didático no ensino de geografia. Canoas: XIII Semana Científica da Unilasalle (SEFIC), 2017. Disponível em: https://anais.unilasalle.edu.br/. Acessado em: 23 Mar. 2023.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos, SILVA, Paulo Roberto Flôrencio de Abreu e. A construção do saber cartográfico nas aulas de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.

CORDEIRO, J. M. P.; OLIVEIRA, A. Gonçalves de. A aula de campo em Geografia e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem na escola. Londrina: Revista Geografia, v.20, n.2, p. 099-114, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322316683_A_aula_de_campo_em_geografia_e_suas_contribuicoes_para_o_processo_de_ensino-aprendizagem_na_escola. Acessado em: 22. Fev 2024.

FORTUNATO, I.; TEICHNER, O. T. Gamificação aplicada ao plano de aula: elementos para potencializar o ensino. In Revista Eletrônica Ensino Interdisciplinar - RECEI, Mossoró, v.3 n.9, 2017.

MORÁN, José. Mudando a educação metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p.15-33, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941832/mod_resource/content/1/Artigo-Moran.pdf. Acessado em: 07 jul. 2023.

PEREIRA, F. L. F. O ensino de Geografia e as novas tecnologias: as perspectivas dos jogos eletrônicos como recurso metodológico. Rev. Bras. Edu. Geog. Campinas, v. 2, n. 4, p. 173-19, Jul./Dez., 2012.

POLON, L. C. K. Espaço Geográfico: breve discussão teórica a respeito do conceito. Revista Geográfica Acadêmica, v. 10, n.2, p. 82-92, 2016. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/Revistageograficaacademica/2016/vol10/no2/7.p

df Acessado em: 16 jul. 2023.

SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: fundamentos do designer de jogos. São Paulo: Blucher, v. 1, 2012.

SANTOS, G. Lacerda dos. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educação e pesquisa: São Paulo, v.37, n.2, p. 307-320, maio/ago. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ep/v37n02/v37n02a07.pdf Acessado em: 25 Mar. 2023.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, E. Souza da; PINHEIRO, A. C; SILVEIRA, Thyago de, A. Uso de Geotecnologias como recurso didático do ensino de Geografia. Vitória: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014.

SCHWARTZ, Gilson. Brinco, logo aprendo: educação, videogames e moralidades pós-modernas. São Paulo: Editora Paulus, 2014.

TREVISAN, R. BNCC na prática: tudo que você precisa saber sobre geografia. [S.l.]: Nova Escola, 2017.

Published

2024-03-04

How to Cite

Pereira, J. C. C., Parente, L. R. C., Bastos, P. F., & Silva, H. P. de B. (2024). Como utilizar o jogo Minecraft como ferramenta didático pedagógica para compreensão do conceito de espaço geográfico?. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(3), e3603. https://doi.org/10.55905/oelv22n3-032

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)