Planejamento para uma comunicação verdadeiramente estratégica: campanha viral em prol do Hospital Bom Pastor

Authors

  • Andressa Deflon Rickli
  • Matheus Souza Batista
  • Mauricio Grando Pilati
  • Richard Matheus Cordeiro
  • Luis Augusto Krieger

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n2-228

Keywords:

viral, mídias digitais, planejamento, campanha

Abstract

O vídeo viral é um recurso publicitário, nascido na onda das redes sociais. É caracterizado pelo grande alcance e baixo custo de veiculação, e está em um meio de ampla interação do público com os materiais de divulgação. Para maximizar os resultados é importante que os processos de elaboração de campanha publicitária estejam devidamente contemplados: atendimento, planejamento, criação e veiculação. No caso de estratégias com vídeos virais, a canalização dos esforços se dá em direção à uma ação sucinta e eficaz, que seja absorvida e disseminada muito rapidamente pelos próprios usuários da rede. A Campanha Viral em Prol do Hospital Bom Pastor identificou a urgência em alertar a população sobre a grande dificuldade financeira enfrentada pela instituição naquele momento. Por meio dos dados e com a sustentação teórica, foi desenvolvida uma peça publicitária para a rede social Facebook, reforçada posteriormente por algumas mídias complementares, tendo amplo alcance dos objetivos propostos, alcançando inclusive mídia espontânea de grandes meios de comunicação.

References

CORREA, Roberto. Contato Imediato com Planejamento em Propaganda. São Paulo: Global, 2002.

DIAS, Edson de Paiva. Projeto experimental de propaganda. 3 ed. rev. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade: A verdadeira alma do negócio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

MORAIS, Felipe. Reflexões sobre planejamento estratégico digital [recurso eletrônico]. São Paulo: Expressa, 2021.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. (3. Ed. Revista e atualizada). Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. (7 ed.),São Paulo: Pioneira Thomson learning, 2002.

STEEL, Jon. A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda/ Jon Steel, tradução de Juliana Geve Lacerda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

https://www.youtube.com/watch?v=d_EVBG4jHLE

https://globoplay.globo.com/v/4879720/

https://www.blogdoeloi.com.br/2016/03/o-risco-do-hospital-bom-pastor-fechar-e.html

https://www.facebook.com/watch/?v=1010724159008916

Published

2024-02-27

How to Cite

Rickli, A. D., Batista, M. S., Pilati, M. G., Cordeiro, R. M., & Krieger, L. A. (2024). Planejamento para uma comunicação verdadeiramente estratégica: campanha viral em prol do Hospital Bom Pastor. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(2), e3491. https://doi.org/10.55905/oelv22n2-228

Issue

Section

Articles