Extensão em engenharia: as built para requalificação da casa do barão e baronesa de São Rafael - RN

Authors

  • Juliana Carvalho Clemente
  • Andre Luiz Lopes Toledo
  • Maria Cleide Ribeiro de Oliveira Lima
  • Nayara Luana Lima Silva
  • Karen Ellen Pereira de Almeida
  • Charline Cibele da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n2-209

Keywords:

engenharia civil, extensão universitária, As Built, edifício histórico

Abstract

Através das ações integradas realizadas entre o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – do Rio Grande do Norte e o NEPPCON – Núcleo de Extensão e Prática Profissional do Conselho Acadêmico de Construção Civil do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – o projeto O Mais INCRA surgiu, com o propósito de articular ensino e extensão, possibilitando aos estudantes de Engenharia Civil a prática de conhecimentos relacionados à sua formação técnica, com ênfase em projetos de engenharia, a partir de visitas técnicas, levantamentos arquitetônicos e As built. O INCRA é definido como uma autarquia federal que tem como missão prioritária realizar a reforma agrária e efetivar a ordem fundiária nacional, foi fundado na década de 1970, e tem como um de seus objetivos diminuir as aflições pela terra no campo. Criado pelo decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970, atualmente o instituto está implantado em todo o território nacional, por meio de 29 superintendências regionais e 49 unidades avançadas. Parcerias com estados e municípios também possibilitam a prestação de serviços da autarquia. Segundo o INCRA, existem 287 projetos de assentamento criados pelo INCRA RN e ocupando uma área total de aproximadamente 510.624,9859 hectares, o que significa 10% da área total do Rio Grande do Norte. A população dos assentamentos do estado do Rio Grande do Norte, tendo como um dos seus principais objetivos analisar o potencial de capacidade instalada na estrutura patrimonial das casas sede, juntamente com o diagnóstico do conjunto arquitetônico para avaliar as possibilidades de revitalização da estrutura. Além disso, este diagnóstico também é composto por um plano de uso adequado à vocação local; Capacidade de viabilidade da proposta e necessidade das demandas do projeto de assentamento da sede. Já se sabe que existe uma real possibilidade de propor equipamentos turísticos, devido a todas as construções históricas destas casas, como o conjunto arquitetônico da Casa Sede do barão e da baronesa no município de São Rafael localizado a 216 km da capital Natal. Diante disso, o IFRN consolida esta parceria com ênfase em obras de engenharia, desde visitas técnicas, vistorias arquitetônicas e as built. Diante do exposto, o seguinte artigo tem como objetivo relatar alguns impasses para a elaboração deste projeto - como dificuldades para chegar ao casarão, visto que fica a 14 km da zona urbana de São Rafael; precariedade parcial ou total nas instalações elétricas e hidrossanitárias; risco de desabamento, uma vez que os edifícios se encontram em estado de ruína; e ainda muito entulho e entulho, gerado pelo prolongamento do tempo e pela falta de conservação - e ainda apresenta o projeto de As built realizado pela equipe.

References

BONDUKI, Nabil. Intervenções urbanas na recuperação de centros históricos. Brasília, 2010.

FREITAS, P. M. G.; TIRELLO, R. A. A síntese gráfica no processo de projeto de restauração arquitetônica. Textos para discussão. Olinda: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI, Vol. 60, p. 3-11, 2015. Disponível em:<http://www.ct.ceci-br.org/ceci/br/publicacoes/59/699-texto-para-discussao-v-60.html>. Acesso em: 16 mai. 2023.

OLIVEIRA, Raquel. Teoria e prática da restauração. Patrimônio: Lazer & Turismo, v. 6, n. 7, jul.-ago.-set./2009, p. 75-91, setembro, 2009. Disponível em: http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio.

Plano de Trabalho - TED No 36/2021/DDA/DD/SEDE/INCRA-INCRA. Brasília, 2021 Disponível em: <https://www.gov.br/incra/pt-br/centrais-de-conteudos/publicacoes/editais-de-licitacoes/termo-de-execucao-descentralizada/ted_ifrn_plano_trabalho_36_2021.pdf>. Acesso em: 5 maio. 2023.

RODRIGUES, A. R. Ruína e patrimônio arquitetônico no Brasil: memória e esquecimento. V!RUS, São Carlos, n. 16, 2018. [online] Disponível em: <http://143.107.236.240/virus/virus16/?sec= 4 & item= 3 & lang=pt>. Acesso em: 05 Mai. 2023.

São Rafael - Casa do Barão de Serra Branca, patrimônio. Disponível em: <https://www.ipatrimonio.org/sao-rafael-casa-do-barao-de-serra-branca/#>. Acesso em: 12 maio. 2023.

Published

2024-02-26

How to Cite

Clemente, J. C., Toledo, A. L. L., Lima, M. C. R. de O., Silva, N. L. L., de Almeida, K. E. P., & da Silva, C. C. (2024). Extensão em engenharia: as built para requalificação da casa do barão e baronesa de São Rafael - RN. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(2), e3462. https://doi.org/10.55905/oelv22n2-209

Issue

Section

Articles