A utilização de funções circulares aplicando a geometria do triângulo retângulo

Authors

  • Gustavo Nogueira Dias
  • Cássio Pinho dos Reis
  • Katiane Pereira da Silva
  • Antonio Thiago Madeira Beirão
  • Gilberto Emanoel Reis Vogado
  • Herson Oliveira da Rocha
  • Wagner Davy Lucas Barreto
  • Henrique Maia Pinheiro
  • Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior
  • José Carlos Barros de Souza Júnior

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n2-167

Keywords:

processo geométrico, resolução de problemas, relação trigonométrica fundamental, sequência didática

Abstract

O presente artigo trata do processo geométrico de resolução de problemas matemáticos quando são fornecidas o valor de uma função trigonométrica é quer-se saber as demais. A literatura pertinente traz o uso da relação trigonométrica fundamental: sen²x + cos²x = 1, como única alternativa. Este processo é apenas uma aplicação geométrica da origem da relação trigonométrica fundamental, onde é usado o triângulo retângulo como base para se descobrir as outras variáveis, simplificando, otimizando a resolução dos problemas que envolvem este conteúdo e diminuindo o tempo de resolução. Para atingir o objetivo da proposta, foi realizada uma sequência didática, com propostas para se descobrir as outras funções com o uso das básicas, seno e cosseno. Como metodologia, foi realizada em uma escola pública na cidade de Belém, Pará, nos meses      de fevereiro e março de 2018, nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, totalizando 34 alunos envolvidos com propostas construídas em três blocos.

References

CHEVALLARD, Yves. (1991). La transpositiondidactique: dusavoirsavantausavoirenseigné. Grenoble: La PenséeSauvage.

CABRAL, Natanael Freitas. (2017). Sequencias didáticas: estrutura e elaboração. Belém PA: SBEM/PA.

CONTRERAS, José (2002). Autonomia de professores. São Paulo: Cortez.

DIAS, Gustavo Nogueira (2011). Práticas do Ensino da Matemática: A Realidade da Sala de Aula – Edição Independente. Belém.

IEZZI, Gelson (2013). Fundamentos da Matemática Elementar, v. 4, Ed. Atual.

INEP. Matemática e suas Tecnologias. (2006). Livro do estudante, 2ª ed. Brasília: MEC : INEP, 2006.

KATO, Lílian Akemi (2010). Situações matemáticas sob o olhar da modelagem matemática, resolução de problemas e investigação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais. Salvador.

OLIVEIRA, Maria Marly (2013). Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Petrópolis, RJ: Vozes.

Published

2024-02-20

How to Cite

Dias, G. N., dos Reis, C. P., da Silva, K. P., Beirão, A. T. M., Vogado, G. E. R., da Rocha, H. O., Barreto, W. D. L., Pinheiro, H. M., da Silva Junior, W. L. P., & de Souza Júnior, J. C. B. (2024). A utilização de funções circulares aplicando a geometria do triângulo retângulo. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(2), e3347. https://doi.org/10.55905/oelv22n2-167

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)