Perfil socioeconômico de estudantes de fisioterapia no Centro-Oeste do Paraná e a incidência da utilização do cigarro eletrônico nessa população: um estudo observacional

Authors

  • Renan Rodrigues Terra
  • Alexandre Santana Malaquias da Silva
  • Lorena Mayara do Amaral
  • Matheus Fellipe Alves Justo
  • Lucas dos Anjos Sena
  • Anderson Brandão dos Santos
  • Állef Diego Bonfim de Andrade
  • Darlan Laurício Matte

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n2-158

Keywords:

vaping, vapor do cigarro eletrônico, estudantes, fisioterapia

Abstract

O objetivo deste artigo foi descrever o perfil socioeconômico dos estudantes de fisioterapia em um centro universitário no centro-oeste do Paraná e analisar a incidência do uso de cigarros eletrônicos (CE) nessa população. A pesquisa, realizada por meio de um estudo observacional prospectivo, coletou dados de acadêmicos de fisioterapia, abordando aspectos socioeconômicos, sociodemográficos e hábitos de vida. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes estava há mais de um ano no curso, se autodeclarou como brancos, e tinha idade abaixo de 25 anos, residiam na zona urbana e eram solteiros. Além disso, constatou-se uma alta incidência de uso de cigarros eletrônicos (37,4%) entre os acadêmicos. O aumento do uso de CE entre os jovens é destacado como uma preocupação de saúde pública. A literatura sugere a necessidade de políticas eficazes de prevenção e educação para reverter essa tendência prejudicial. Para reduzir o consumo de CE na população estudada, são propostas estratégias de conscientização, campanhas informativas e regulamentações mais rígidas para controlar o acesso a esses dispositivos. A combinação de educação e regulamentação é vista como fundamental para proteger a saúde e o bem-estar dessa população. Em conclusão, este estudo destaca a importância de abordar o uso crescente de CE entre acadêmicos jovens. Os resultados obtidos indicam a necessidade de ações imediatas para conscientizar sobre os riscos desses hábitos nada saudáveis e implementar medidas eficazes de prevenção. Pesquisas futuras nessa área são recomendadas para aprofundar a compreensão dos fatores que levam os acadêmicos a adotar o uso de CE e avaliar a eficácia das estratégias de prevenção.

References

Andifes. V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconômico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2022. 2022.

Barufaldi, L. A. et al. Risk of initiation to smoking with the use of electronic cigarettes: systematic review and meta-analysis. Ciencia e Saude Coletiva, v. 26, n. 12, p. 6089–6104, 2021.

Cabral, A. R. et al. Os Impactos negativos do uso do cigarro eletrônico na saúde. Diversitas Journal, v. 7, n. 1, p. 0277–0289, 2022.

Covos, J. S. et al. O Novo Perfil De Alunos No Ensino Superior, E a Utilização De Jogos Lúdicos Para Facilitação Do Ensino Aprendizagem. Revista Saúde em Foco, v. 10, p. 62–74, 2018.

Da Silva Machado Barradas, A. et al. Os riscos do uso do cigarro eletrônico entre os jovens The risks of using electronic cigarettes among young people Los riesgos de consumir cigarrillos electrónicos entre los jóvenesGlob Clin Res. [s.l: s.n.].

Dallosto, A. P. Z. et al. Grau de dependência nicotínica e valores espirométricos em acadêmicos tabagistas. ConScientiae Saúde, v. 8, n. 4, p. 587–592, 2010.

De Souza, J. V.; Bastos, T. P. F.; De Oliveira, M. De F. A. Perfil dos Alunos Universitários dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia em Relação à Alimentação e a Atividade Física. Revista Práxis, v. 6, n. 11, 2014.

Fonseca, R. Salheb Et al. O Perfil Sociodemográfico Dos Estudantes Universitários: Estudo Descritivo-Correlacional Entre Uma Universidade Portuguesa E Brasileira. Educação em Foco, p. 341–366, 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE - INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Cigarros Eletrônicos. [s.l: s.n.].

Nierotka, R. L.; Bonamino, A. M. C. De; Carrasqueira, K. Acesso, evasão e conclusão no Ensino Superior público: evidências para uma coorte de estudantes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, n. 118, p. 1–24, 2023.

Silva, A. P. Da; Pachú, C. O. O uso de cigarros eletrônicos no Brasil: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e216101623731, 2021.

Published

2024-02-20

How to Cite

Terra, R. R., da Silva, A. S. M., do Amaral, L. M., Justo, M. F. A., Sena, L. dos A., dos Santos, A. B., de Andrade, Állef D. B., & Matte, D. L. (2024). Perfil socioeconômico de estudantes de fisioterapia no Centro-Oeste do Paraná e a incidência da utilização do cigarro eletrônico nessa população: um estudo observacional. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(2), e3335. https://doi.org/10.55905/oelv22n2-158

Issue

Section

Articles