Análise da exposição à riscos ocupacionais no trabalho dos frentistas de pontos revendedores de combustíveis líquidos inflamáveis

Authors

  • Jackson Epaminondas de Sousa
  • Fernanda Raquel Roberto Pereira
  • Aksel Santos Campos
  • Diego Camilo Ferreira Sousa
  • Edna Maria de Melo Vieira
  • Maria Helena Egídio Andrade de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n1-155

Keywords:

riscos ocupacionais, frentistas, postos de combustíveis, ambiente laboral

Abstract

O objetivo deste estudo é uma análise da segurança e da exposição a riscos no trabalho dos frentistas dos pontos revendedores de combustíveis líquidos inflamáveis da cidade de Sumé-PB. Para alcançar este objetivo, a metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário estruturado proposto por Lima, Costa Júnior e Bacelar Neto (2008), onde contém uma gama de questões referente a análise da segurança do trabalho, onde foi aplicado aos frentistas dos 4 postos de combustíveis existentes na cidade, além disso, realizaram-se visitas técnicas in loco para observação direta dos postos de trabalho e captação de registros fotográficos no intuito de identificar e analisar os riscos existentes neste tipo de trabalho. Como conclusão, foi possível perceber que os frentistas necessitam de uma capacitação referente a sua função, sobre a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual para a prevenção de doenças e diminuição dos riscos que correm. No que tange a definição crítica do ambiente de trabalho (risco químicos, físico, biológico, ergonômico e de acidentes) pode-se observar inúmeras irregularidades que podem ser revistas para mitigação dos riscos nestes ambientes laborais.

References

ALMEIDA, C. B. et al. Acidentes de trabalho envolvendo os olhos: avaliação de riscos ocupacionais com trabalhadores de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, p. 708-716, 2005.

BENITE, A. G. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho para empresas construtoras. Dissertação de Mestrado – Escola Politécnica da Universidade de São Pau-lo. Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo, 2004.

CPPCRA. Riscos Ambientais o que são?. UNIFAL-MG. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/riscosambientais/riscosambientais. Acessado em: 01 de dezembro de 2023.

FIOCRUZ. Riscos de acidentes. Disponível em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/riscos_de_acidentes.html, acessado em: 01 de dezembro de 2023.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2ª Ed. ver. e ampl. São Paulo, 2005.

MESQUITA, A. M.; VASCONCELOS, D. S. C. de. Identificação dos riscos ocupacionais no processo de montagem de armaduras de concreto armado. In: XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru. ANAIS... Bauru- SP: UNESP, 2010.

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Norma regulamentadora – NR 9: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Brasília, 1994.

PIATEK, T. Work Safety Management – Social and Educational Context. Marketing and Management of Innovations, 4, 66-72, 2018.

SANTOS, E. F. Avaliação de um programa de ergonomia desenvolvido pelos precei-tos da Norma OHSAS 18001. Dissertação de Mestrado (Engenharia de Produção), UNIFEI, Itajubá-MG, 2003.

SESI – Serviço Social da Indústria. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho: Indústria da Panificação. Coleção manuais, Sesi, 2005.

SILVA, I. C. M.; SILVA, M. E. O.; VIEIRA, L. D. M.; SILVA FILHO, A. R. A.; SILVA, G. L. Análise de risco do ambiente de trabalho de uma empresa de confecção localizada no agreste pernambucano. In: XXXIX ENEGEP, 2019.

SOUSA, E. S. Elaboração do mapa de riscos ocupacionais em uma empresa de beneficiamento de granitos e mármores na Paraíba. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção), UFCG, Sumé-PB, 2016.

Published

2024-01-25

How to Cite

de Sousa, J. E., Pereira, F. R. R., Campos, A. S., Sousa, D. C. F., Vieira, E. M. de M., & de Sousa, M. H. E. A. (2024). Análise da exposição à riscos ocupacionais no trabalho dos frentistas de pontos revendedores de combustíveis líquidos inflamáveis. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(1), 2933–2953. https://doi.org/10.55905/oelv22n1-155

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)