Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática

Authors

  • Antônio Carlos Toledo Martins
  • Carolina Soares de Castilhos
  • Elanir Menezes Rodrigues
  • Gilmara Benício de Sá
  • Gledson Gouvea Magno
  • Mychelle Silva de Alencar
  • Juliana Caroline Arcanjo Batista da Silva
  • Wesley Schulz Mungo

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n1-104

Keywords:

educação, inovação, tecnologia, TIC

Abstract

O presente artigo aborda sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de educação, como forma de fazer com que o ensino se torne mais atrativo e atinja os resultados necessários para a formação de indivíduos aptos a darem respostas a conflitos pertinentes à vida social. Como pergunta central deste estudo, tem-se a oportunidade de responder quais as oportunidades o uso das tecnologias da informação e de comunicação podem trazer para o processo de ensino da matemática? Para responder a esta pergunta, o objetivo geral estabelecido para orientar no entendimento do assunto é realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso das ferramentas digitais na educação brasileira, tendo como objetivos específicos: avaliar a tecnologia da informação na vida das pessoas e no ambiente escolar; identificar as vantagens e desafios no uso das TICs no ensino brasileiro e estabelecer a importância do uso das TICs no ensino da matemática. Como resultados, o uso das TICs pode tornar alunos mais participativos capazes de associar os conceitos aprendidos com a realidade social, além do estabelecimento de um programa continuado de formação de professores, pois a atualização constante deste profissional se faz necessária no modelo de aula, interagindo com as ferramentas digitais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica do tipo qualitativa buscando fontes bibliográficas disponíveis na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com textos em língua portuguesa.

References

ARAÚJO, Marcus de Souza. Ensino-aprendizagem com tecnologias digitais na formação inicial de professores de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, p. 1590-1614, 2018.

BANCO MUNDIAL – BID. População da terra. 2020. Disponível em: https://www. worldbank. org/en/search?q=Population&currentTab=1. Acesso em n 25 nov. 2021

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais (Tradução Milton Camargo Mota). São Paulo: Parábola. 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE. 2017

BUCKINGHAM, D. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010.

COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. Prefácio: pedagogia dos multiletramentos: alunos conectados? novas escolas + novos professores. In: KERSCH, D. F. COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (org.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes. 2016

COSTA, F. A. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ALMEIDA, M. E. B.; DIAS, P.; SILVA, B. D. (orgs.). O cenário de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola. 2013.

DIAS, G. Ade Alencar Cavalcante, R. As tecnologias da informação e suas implicações para a educação escolar: uma conexão em sala de aula. Revista de pesquisa interdisciplinar, 1(Esp). 2016

GARCEZ, P.; LOPES, M. F. R. Oportunidades de aprendizagem na nova ordem comunicativa da fala-em-interação de sala de aula contemporânea: língua espanhola no ensino médio. Trabalho em Linguística Aplicada, v. 56, n. 1, p. 65-95, 2017.

HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância. Florianópolis: LLV; CCE; UFSC, 2011

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus. 2013

LANKSHEAR, C., KNOBELl, M. New literacies: Changing knowledge and classroom learning.Open University Press. 2003.

LIMA, M. F. Formação dos professores para a inserção das mídias em sala de aula: uma proposta de ação, reflexão e transformação/training teachers for the integration of the media in the classroom: a proposed action, reflection and transformation. Holos, V. 29, N. 3, P. 100, 2013.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: Moran, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. rev. e atual. Campinas: Papirus. 2013.

MISSAGIA, Eliane Velloso; DA SILVA GUERRA, Danielle Carolina. O uso da plataforma Kahoot como complemento do gênero Exposição Oral. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, p. 383-391, 2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. ONU: fome atinge mais de 820 milhões de pessoas no mundo. 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/07/1680101. Acesso em: 25 nov. 2021.

PISCHETOLA, M. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes. 2016

QUEIROZ, Edimara Sandra Camarota. Educação a distância: uma investigação sobre possíveis contribuições para a educação continuada de professores de língua estrangeira (inglês). Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, n. 2, p. 11-44, 2004.

RODRIGUES, J.; MUENCHOW, N.; RIBAS, F. A utilização de softwares para o ensino de inglês como L2: o Edilim como ferramenta para promover a aprendizagem na sala de aula invertida. Revista Veredas, v. 21, n. 1, 2017

RONCARELLI, D. Pelas asas de Ícaro: o reomodo do fazer pedagógico – construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

SILVA, Ana Laura; MARIANO, Lorena Silva; FINARDI, Kyria Rebeca. As novas tecnologias no ensino-aprendizado de L2: refletindo a partir de olhares de professores. LínguaTec, v. 3, n. 2, 2018.

SOUZA, Daiane de Oliveira de. Ensino de matemática com o uso das TIC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Mídias na Educação, pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CINTED/UFRGS. 2015, 41f.

TAPSCOTT, D. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net. São Paulo: Makron Books. 2010

TORNAGHI, A. J,.C. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. -2. Ed.- Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.

Published

2024-01-18

How to Cite

Martins, A. C. T., de Castilhos, C. S., Rodrigues, E. M., de Sá, G. B., Magno, G. G., de Alencar, M. S., da Silva, J. C. A. B., & Mungo, W. S. (2024). Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(1), 1989–2005. https://doi.org/10.55905/oelv22n1-104

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)