Evolução do perfil dos ingressantes no curso de pós-graduação em engenharia mineral da Universidade Federal de Ouro Preto

Authors

  • Mariana Caroline Andrade Silva
  • Adriano Raimundo Totou
  • Emanuel Pimenta Garrido
  • Pedro Henrique Lopes de Carvalho
  • Carlos Alberto Pereira

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n1-093

Keywords:

PPGEM, engenharia mineral, perfil de ingresso, ufop, pós-graduação

Abstract

Desde os anos 2000 o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) introduz mestres e doutores no mercado de trabalho, sendo fundamentado no desenvolvimento de profissionais com base na pesquisa científica. Devido à globalização e consequente facilidade no acesso às informações, barreiras geográficas foram extrapoladas e eventualmente esse fenômeno afetou também no perfil dos ingressantes no PPGEM. Este artigo apresenta uma avaliação sobre o perfil dos ingressantes nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGEM - UFOP ao longo dos anos, a partir de dados coletados via questionário utilizando a plataforma online Google Forms. O estudo também tem como objetivo trazer novas discussões sobre o tema e trazer melhorias para os cursos e futuros ingressantes. Por fim, após a análise do banco de dados obtido, o perfil das pessoas que buscam especialização em engenharia mineral ou em mineração em geral, não são apenas as pessoas que buscam carreira acadêmica, mas também para ter uma chance na indústria mineral ou para migrar para a área nas empresas que trabalham.

References

CPPGEM-UFOP - Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral da Universidade Federal de Ouro Preto. Sobre o PPGEM. Disponível em: https://ppgem.ufop.br/sobre. Acesso em: 18/07/2022.

FIGUEIREDO, T. D.; RODRIGUES, G. H. G.; RODRIGUES K. F.; PEREIRA, A. C. “O perfil dos egressos do programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral da UFOP”. In: XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia E III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE, 2020, Bento Gonçalves/RS. Disponível em: http://abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=2869. Acesso em: 28/06/2022.

PEREIRA, C. A., NOGUEIRA, F. C., DOS SANTOS, T. B.; TOTTI, E. D. G. G. “Avaliação do perfil dos egressos do programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral da Universidade Federal de Ouro Preto”, “Evaluation of the profile of egresses from the post-graduate program in mineral engineering at the federal university of ouro preto”. Brazilian Journal of Development, 8(3), 18913-18920, 2022.

Published

2024-01-18

How to Cite

Silva, M. C. A., Totou, A. R., Garrido, E. P., de Carvalho, P. H. L., & Pereira, C. A. (2024). Evolução do perfil dos ingressantes no curso de pós-graduação em engenharia mineral da Universidade Federal de Ouro Preto. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(1), 1753–1768. https://doi.org/10.55905/oelv22n1-093

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)