O impacto das mídias na educação

Authors

  • Mona Liza Silva Cruz
  • Elanir Menezes Rodrigues
  • Carolina Soares de Castilhos
  • Antônio Carlos Toledo Martins
  • Gilmara Benício de Sá
  • Elaine Lima Nascimento
  • Wesley Schulz Mungo
  • Elineide Cavalcanti de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n12-163

Keywords:

narrativas midiáticas, aprendizagem, formação, autonomia

Abstract

O presente artigo apresentado aborda sobre as transposições de conhecimento e aprendizagem com as narrativas midiáticas, o uso da tecnologia na educação está ocupando um espaço maior em nosso convívio social de maneira acelerada. Isso é observado diariamente por meio dos benefícios que a mesma promove, o ensino torna-se mais dinâmico e interessante para o alunado que por sua vez permite a elaboração de uma rede de conhecimento, gerando composição mais significativa e produtiva. Faz-se indispensável integrar as tecnologias ao ensino de forma que chamem a atenção dos discentes, uma vez que seu aprendizado anterior vem inspirar a interação com os conteúdos que serão produzidos de acordo com o perfil dos discentes, gerando intenção objetiva, assim despertando-os para novos conhecimentos. Uma vez que as ferramentas midiáticas vêm ganhando destaque no cenário educacional com seu potencial de produção de conteúdos e atividades, professores precisam está em constante construção, promovendo maior flexibilidade, autonomia e participação que por sua vez permite a formação de uma rede de conhecimento.

References

Gómez, Gullermo Orozco. "Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI." Comunicação & Educação 23 (2002): 57-70.C. Castilho. (orgs). São Paulo: Paulinas. (Coleção Educomunicação)

Kalinke, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Expoente, 2004.

Kenski, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus Editora, 2013.

Mercado, Luís Paulo Leopoldo, Alex Melo da Silva, and Heloísa Barbosa Rocha Gracindo. "Utilização didática de objetos digitais de aprendizagem na educação on-line." Eccos–Revista Científica 10.1 (2008): 105-124..

Published

2023-12-19

How to Cite

Cruz, M. L. S., Rodrigues, E. M., de Castilhos, C. S., Martins, A. C. T., de Sá, G. B., Nascimento, E. L., Mungo, W. S., & de Oliveira, E. C. (2023). O impacto das mídias na educação. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(12), 26497–26504. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-163

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)