A compreensão da relação teoria e prática no campo da formação profissional em serviço social

Authors

  • Luciana Gonçalves Pereira de Paula

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n12-138

Keywords:

serviço social, relação teoria e prática, formação profissional, assistente social

Abstract

O artigo tem como temática central a relação teoria e prática e como discentes do curso de Serviço Social percebem (ou não) essa relação em seu processo de formação profissional. Para isso, traz reflexões sobre o Serviço Social e a formação dos assistentes sociais; debate sobre a relação entre teoria e prática, a partir das concepções já construídas por nossa categoria profissional; tece algumas análises sobre a pesquisa realizada; e apresenta nas considerações finais indicativos da necessidade do trato transversal dessa temática na formação profissional dos assistentes sociais.

References

ABEPSS. Projeto ABEPSS Itinerante. Estágio Supervisionado em Serviço Social: desfazendo nós e construindo alternativas. Mimeo, 2014.

BACKX, Sheila de Souza. Serviço Social: reexaminando sua história. Rio de Janeiro: Jc Editora, 1994.

COELHO, M. Imediaticidade na prática profissional do assistente social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

GUERRA, Yolanda. A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M.; BACKX, S.; GUERRA, Y. (org). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.

__________. No que se sustenta a falácia de que “na prática a teoria é outra”. 2º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Unioste, Campos de Cascável: 2005. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_ social/mss20.pdf. Acesso em 23 de maio de 2019.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós 64. São Paulo: Cortez, 2010.

ORTIZ, Fátima Grave. Serviço Social no Brasil: os fundamentos de sua imagem social e da autoimagem de seus agentes. São Paulo: E-papppers, 2010.

PAULA, Luciana Gonçalves Pereira de. Estratégias e Táticas: reflexões no campo do Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

RAMOS, Adriana; ORTIZ, Fátima Grave; PAULA, Luciana Gonçalves Pereira de Paula. O trabalho profissional do/a assistente social e suas possibilidades: reflexões sobre as dimensões constitutivas do Serviço Social. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2023.

SANTOS, Cláudia Mônica dos. Na prática a teoria é outra?. Mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

Published

2023-12-15

How to Cite

de Paula, L. G. P. (2023). A compreensão da relação teoria e prática no campo da formação profissional em serviço social. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(12), 26018–26033. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-138

Issue

Section

Articles