Controle de estoque no setor de materiais do instituto de saúde e biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas

Authors

  • Maurilho de Lima Gonçalves
  • Márcio Antônio Couto Ferreira
  • Rafael Lima Medeiros
  • Siomara Dias da Rocha
  • Eleonora Barbosa Santiago da Costa

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv22n1-082

Keywords:

controle de estoque, gestão de materiais, administração de materiais, setor de materiais

Abstract

Este estudo busca sugerir a utilização de ferramentas de controle de estoque, no setor de materiais do instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Coari-Amazonas, com o objetivo de maximizar a utilização de materiais, promover a redução de custos e de tempo, evitar desperdícios e garantir a qualidade no controle dos materiais. Essas ferramentas visam melhorar o processo de manuseio de materiais no setor de materiais, nas etapas de recebimento, armazenamento, distribuição e controle de materiais, bem como auxiliar os administradores na tomada de decisões para futuras aquisições. O percurso metodológico usado para este estudo apoiou-se em estudos de caso onde os dados foram recolhidos através de pesquisa bibliográfica e documental, com observação participante e tratados, através da análise de conteúdo. O resultado da pesquisa corroborou para evidenciar a necessidade do uso da técnica de controle de estoque curva ABC para atender a rede de abastecimento da instituição com foco na redução de custos e melhoria do fluxo de materiais após análise do curso de materiais adquiridos em 2022. Estudos futuros poderão ser direcionados para uma sugestão de uso para outras unidades da UFAM, de acordo com o processo utilizado em cada unidade em relação ao controle de estoque.

References

ALMEIDA, P. V. O. Aplicação do sistema Kanban com um único cartão no ensaque de areia e pedra brita. 2019. 48f. Monografia(Especialização em Gestão de Processos Industriais) – Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2019.

ALVES, R. V. O sistema de informação como aliado para a qualidade dos processos de expedição. 2012. 103f. Monografia (Curso de Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso Superior de Tecnologia em Logística e Transporte, Americana, SP, 2012.

ANDRADE, Anne Valéria Nascimento de. Análise das diretrizes do plano de gestão de logística sustentável nas universidades federais da Amazônia Legal. 2022. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

BALLÉ, Michael; JONES, Daniel T.; CHAIZE, Jacques; FIUME, Orest J. A estratégia lean: para criar vantagem competitiva, inovar e produzir com crescimento sustentável. Tradução de Altair Klippel e Francisco Araújo da Costa. Porto Alegre: Bookman, 2019.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento organização e logística empresarial. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BANDEIRA, C. M. J. O ERP como ferramenta de Controlo de Gestão numa PME: o caso da empresa “Bsmart”. 2021. 99f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial) – Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais, Universidade Europeia, Lisboa, 2021.

BRAGANÇA, Leonardo de Carvalho. Tecnologias educacionais: possibilidades e desafios sob a perspectiva dos recursos educacionais abertos. 2020. 150f. Dissertação (Mestrado Profisional em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art, 37, inciso XXI, da Constituição Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 05 mar. 2023.

BRASIL. Secretaria de Administração Pública. Instrução Normativa n.º 205, de 08 de abril de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm. Acesso em: 05 mar. 2023.

CARDOSO, C. H. R.; MATOS, J. A. de; VARGAS, W. A. L. de. Compra de material escolar para uso dos matriculados no ensino público municipal de São Paulo: a hipótese de subsídio com a implantação de vale-material escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) – Fundação Getúlio Vargas – FGV, São Paulo, 2019.

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada-Supply Chain. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2016.

CICILIATO, J. A. S. Planejamento de uma política de estoques com base em análises e técnicas de gestão de estoques. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.

CIDADE-BRASIL. Município de Coari, 2021. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-coari.html. Acesso em: 07 mar. 2023.

COSTA, L. do N.; GOMES, D. F. Controle e gestão de estoque: um fator eficaz na obtenção de lucro. 2019. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/asmecpa/wp-content/uploads/sites/10009/2022/05/2019-ADMArtigo-Leonardo-e-Douglas.pdf. Acesso em: 07 mar. 2023.

DEVATZ, Weverton; HERCULANI, Rhadler. Just-in-time na gestão da produção: apontamento das diferenças e vantagens na qualidade e redução de custos em confronto com o sistema tradicional. Revista FAFIBE on-line, Bebedouro, SP, v.10, n.1, p.46-59, 2017.

DUMAS, Ana Carolina Guirado; CALDAMONE, Camila Guerino; FRANCO, Nathália Ribeiro; SILVA, Thiago Ferreira da; PERRI, Ricardo Alves. Administração de materiais: um planejamento indispensável. Revistas Científicas Eletrônicas de Agronomia - FAEF. São Paulo, 2013. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/EyDVEFmpQMWdGLQ_2013-5-3-12-4-41.pdf. Acesso em: 05 mar. 2023.

FLORES, Evandro Gomes; CASADO, Frank Leonardo; RIZZETTI, Daniele Medianeira; MACEDO, Jonas Carniel de; KIENETZ, Taiani Bacci; NEVES, Rafael Felin. Projeto de modernização administrativa da Reitoria da UFSM: implementando a gestão por processos em uma instituição federal de ensino superior. In: Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 18, 2018. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2018.

FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, Francischini Floriano Amaral. Administração de materiais e do patrimônio. São Paulo: Pioneira Thompson, 2014.

GOMES, Carlos Francisco Simões; RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2020.

GORNI NETO, F. Gestão de suprimentos e logística. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022.

HARA, C. M. Administração de recursos materiais e patrimoniais. Campinas: Alínea, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades e Estado: Coari. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/coari.html. Acesso em: 07 mar. 2023.

INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA – ISB / UFAM. Manual do ISB Coari. Disponível em: https://www.isb.ufam.edu.br/apresentacao.html Acesso em:07 mar. 2023.

LINDOSO, Glauce Cavalcante. Integração entre planejamento estratégico e orçamento como forma de otimizar recursos e criar valor para a organização: um estudo na Universidade Federal do Amazonas. 2016. 70 fls. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

NASCIMENTO, José Castro do; SILVA, Ocileide Custodio da. Análise da infraestrutura logística e de transporte de cargas no polo industrial de Manaus. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 32, 2012. Anais [...]. Bento Gonçalves: ENEGEP. 2012.

OLIVEIRA NETO, T.; NOGUEIRA, R. J. B. Os transportes e as dinâmicas territoriais no Amazonas. Revista Franco-Brasileira de Geografia, [s.l.], v.43, n.43, p.24, 2019.

OLIVEIRA SOBRINHO, Josenildo de. Gestão de estoque de uma empresa manufatureira do ramo moveleiro na região metropolitana da capital paraibana. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, 2016.

OLIVEIRA, Arthur Melo de; GADELHA, Hugo Rodrigues de Oliveira; NUNES, Denilson Ricardo de Lucena; MELO, André Cristiano Silva; BRANCO, Antônio do Nascimento. Software para gestão de estoque em uma Instituição Pública de Ensino Superior. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, PR, v.12, n.3, p.19-47, 2016.

OLIVEIRA, O. J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Cengage Learning, 2020.

OLIVEIRA, Thiago de; MEDEIROS JUNIOR, Josué Vitor; GURGEL, André Morais. Adoção do kanban como ferramenta de melhoria das atividades administrativas no setor de tecnologia da informação de uma instituição pública de ensino. Exacta, [s.l.], v.16, n.3, p.57-72, 2018.

OLIVEIRA, Vamberto William Silva de. Otimização de gestão de peças para um centro de manutenção metroviário. 2010. 50f. Monografia (Especialização em Logística Empresarial) - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.

PEREIRA, Maurício Fernandes. Administração estratégica. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, UFSC; [Brasília]: CAOES: UAB, 2011.

PESENTI, R. B. Modelo de dimensionamento de estoques no setor público aplicado a uma instituição federal de ensino superior. 2019. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

RAMOS, Joanna Pereira. Gestão de estoques: estudo de caso em uma importadora. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2019.

RIBEIRO, Tânia Sofia dos Anjos. Plano para transformação de um sistema de informação: estudo de caso União de Freguesias Baixa da Banheira Vale da Amoreira. 2021. 114f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação) – Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariais, Setúbal, 2020.

ROMMEL, C.; CHIES, J.; VIZZOTTO, M. J. Controle e gestão de estoques: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, v.6 , n.1, p.3-25, 2018.

SANTOS E. R.; CARNAÚBA, F. E. F.; GOMES, S. de F.. Aplicação de ferramenta curva ABC na gestão de estoque em uma empresa de artigos para decoração. Brazilian Journal of Production Engineering, Vitória, v.8, n.3, p.47-56, 2022.

SILVA, Júlio C.G.; ANICETO, Rodrigo R.; OLLIOTTA-RIBEIRO, Leandro S.; R NETO, Gabriel; LEANDRO, Leonardo S.; CIRILO-SOUSA, Maria S. Mood effects of blood flow restriction resistance exercise among basketball players. Perceptual and Motor Skills, [s.l.], v.125, n.4, p.788-801, Aug. 2018.

SOUZA, P. A. R.; BENTES, C. T.; GONÇALVES, H. G.; DURÃES, R. M.; CURSINO, S. dos S. O serviço de distribuição logística no interior do Amazonas. Revista Eletrônica de Administração, São Paulo, v.10, n.2, p.1-8, jul./dez.2011.

VIEIRA, Helio Flavio. Gestão de estoques e operações industriais. Curitiba: IESDE, 2009.

Published

2024-01-18

How to Cite

Gonçalves, M. de L., Ferreira, M. A. C., Medeiros, R. L., da Rocha, S. D., & da Costa, E. B. S. (2024). Controle de estoque no setor de materiais do instituto de saúde e biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 22(1), 1540–1567. https://doi.org/10.55905/oelv22n1-082

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)