Governar pelo mercado: impactos do neoliberalismo na soberania alimentar

Authors

  • Daniel Louzada Casteluber
  • Dione Albani da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n12-047

Keywords:

neoliberalismo, fome, Foucault, desenvolvimento, regime alimentar

Abstract

O presente artigo se propõe, por intermédio de uma revisão bibliográfica, a realizar uma discussão sobre como a questão do abastecimento alimentar é uma questão central e ao mesmo tempo uma expressão da atuação de mecanismos liberais de governo que posteriormente é entendido como objeto dos efeitos do neoliberalismo conformando um regime alimentar compreendido como corporativista, porque, o controle e o poder que as corporações detém sobre a circulação e distribuição dos alimentos no mundo são sua expressão máxima, fazendo do alimento antes de qualquer valor de uso, uma mercadoria. Com base nas ideias de Michael Foucault Laval e Krauser sobre as mudanças nas formas de governar, compreendemos o surgimento e o funcionamento dos mecanismos de segurança. Focamos o debate na problematização e no desenvolvimento das formas de governar em relação ao mercado e seus mecanismos de ação, a partir da compreensão de Michel Foucault, com a sua correlação com os regimes alimentares, expressando assim a centralidade dessa questão em cada período histórico e incitando o estudo desta problemática na atualidade com questões envolvendo fome, insegurança alimentar e soberania alimentar.

References

BARREIROS, Bruno C. “LA QUESTION NÉOLIBÉRALE”: as perspectivas de Fou-cault e Bourdieu. 2020.

BIANCHINI, V. & MEDAETS, J. P. P. Da revolução verde à agroecologia: Plano Brasil Agroecológico. Brasília: MDA, 2013.

CASTRO, Josué de. Geografia da fome. 12. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

ESTEVE, Esther Vivas. O negócio da comida: quem controla nossa alimentação? Expressão popular, 2017.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a. (PDF)

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b. (PDF)

LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Editora Elefante, 2020. (PDF).

KRAUSER, Raul Ristow. A Mercantilização dos Alimentos e a Acumulação Ampliada de Capital: o abastecimento alimentar na atualidade brasileira. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, Vitória, 2019.

MALUF, R. S. (2000), Atribuindo sentido(s) ao desenvolvimento econômico.

Estudos Sociedade e Agricultura, 15, 53-86.

MAZZOTTI, Alda J. Alves; GEWANDSZNAJDWER, Fernando. Revisão da bibliografia. In: O Método nas Ciências Naturais e sociais: pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2000.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização do pensamento único a consciência universal. 6ª edição. Record: São Paulo, 2001.

SCHUURMAN, F.J. “Introduction: developmenttheory in the 1990s”. In F.J. Shuurman (ed.). Beyondthe Impasse: new directions in developmenttheory. London: Zed Books, 1993.

Published

2023-12-07

How to Cite

Casteluber, D. L., & da Silva, D. A. (2023). Governar pelo mercado: impactos do neoliberalismo na soberania alimentar. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(12), 24293–24311. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-047

Issue

Section

Articles