Esperança para a educação física em Freire

Authors

  • Ianka Gabriella Strey
  • Antonio Jose Muller

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n11-254

Keywords:

educação física, esperança, Paulo Freire

Abstract

As práticas de ensino e aprendizagem sobre a disciplina de Educação Física em seu âmbito escolar provocam atualmente questionamentos sobre sua real relevância diante das suas propostas, principalmente à frente da experiência profissional de ser professor responsável da disciplina. Neste contexto, este estudo buscará dialogar as possibilidades do pensar e repensar as práticas de ensino e aprendizagem da disciplina de Educação Física escolar sobre uma perspectiva de educação transformadora e também esperançosa, à frete das contribuições e saberes provocados por Paulo Freire, sendo ainda, este o principal referencial teórico deste estudo. De caráter bibliográfico e fenomenológico, a pesquisa busca por ressignificações diante das experiências, afim de encontrar melhor compreensão sobre as formas e processos de ensino e aprendizagem que pode propor a disciplina. Por fim, os principais resultados deste artigo almejam um caminhar e olhar afim de enxergar motivações e provocações para o pensar e repensar as formas de ensino e aprendizagem da prática da Educação Física escolar, visualizando em Paulo Freire autenticidade para o despertar esperança, logo, acreditar em possíveis transformações diante de cada contexto e perspectiva.

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1999b.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

MOREIRA, A.D. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

Published

2023-11-29

How to Cite

Strey, I. G., & Muller, A. J. (2023). Esperança para a educação física em Freire. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(11), 23292–23301. https://doi.org/10.55905/oelv21n11-254

Issue

Section

Articles