Análise de riscos existentes nas máquinas de corte em uma fábrica de roupas

Authors

  • Josembergue Florencio de Lima Júnior
  • Fernanda Raquel Roberto Pereira
  • Jackson Epaminondas de Sousa
  • Jamilton Costa Pereira
  • Cristiane Queiroz Reis
  • Edivânia Maria de Melo
  • Emanuely dos Santos Marques
  • Maria Helena Egídio Andrade de Sousa
  • Manuela Luz Silveira
  • Édna Maria de Melo Vieira
  • José Araújo Silva
  • Robson Fernandes Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n12-051

Keywords:

acidentes de trabalho, maquinários ultrapassados e inseguros, ambiente mais seguro aos operários

Abstract

Geralmente, os acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos se originam por falha humana seja por a ausência de capacitação dos colaboradores ou por a não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual. Mas, também se dá pela falta de manutenção e proteções fixas ou móveis nos equipamentos. No nosso país, é comum a utilização de maquinários ultrapassados e inseguros em atividades dentro dos processos produtivos das empresas, atividades estás diretamente ligadas a acidentes de trabalho graves e incapacitantes. Nesta perspectiva, as Normas Regulamentadoras 12 e 06, reformuladas em 2020, expandem as medidas necessárias para prevenir os acidentes em âmbito fabril. Mortes e lesões ocorrem constantemente, gerando prejuízos físicos, econômicos e sociais, além de grandes custos ao Estado. Com isso, confirmou-se a necessidade de prevenir e analisar acidentes que já ocorridos. O estudo em questão tem como objetivo sistematizar e aplicar as NR’s 12 e 06 juntamente com a Gestão da Manutenção em máquinas e equipamentos, gerando um ambiente mais seguro aos operários. Com isso, foram utilizadas ferramentas para avaliar e propor soluções a fim de minimizar os riscos e auxiliar a adequação dos empreendimentos as normas exigidas para as duas máquinas em estudo que são utilizadas na confecção de roupas, sendo elas, a máquina de faca e máquina de disco.

References

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 6 – SESMT. Manuais de Legislação Atlas. 71ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2013.

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora 12: Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Manual de Legislação Atlas, 65º Edição. São Paulo: Atlas, 2011.

CORRÊA, M. U. Sistematização e aplicações da NR-12 na segurança em máquinas e equipamentos. Ijuí/RS, Universidade Regional do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MATTOS, Ubirajara A.; MÁSCULO, Francisco S.(orgs). Higiene e Segurança do Trabalho, Elsevier-Campus /ABEPRO, Rio de Janeiro: 2011.

OLIVEIRA. Sarah Beltrame. Análise de redução de riscos em torno mecânico e adequação ao padrão da norma regulamentadora (NR-12). Porto Alegre. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2018.

Published

2023-12-07

How to Cite

de Lima Júnior, J. F., Pereira, F. R. R., de Sousa, J. E., Pereira , J. C., Reis, C. Q., de Melo, E. M., Marques , E. dos S., de Sousa, M. H. E. A., Silveira, M. L., Vieira, Édna M. de M., Silva , J. A., & Barbosa, R. F. (2023). Análise de riscos existentes nas máquinas de corte em uma fábrica de roupas. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(12), 24366–24388. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-051

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)