Análise dos riscos de acidentes no setor produtivo de uma marmoraria na Paraíba, Brasil

Authors

  • Jackson Epaminondas de Sousa
  • Fernanda Raquel Roberto Pereira
  • Edivânia Maria de Melo
  • Emanuely dos Santos Marques
  • Manuela Luz Silveira
  • José Araújo Silva
  • Maria Helena Egídio Andrade de Sousa
  • Édna Maria de Melo Vieira
  • Robson Fernandes Barbosa
  • Cristiane Queiroz Reis
  • Admilson Leite de Almeida Júnior

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n12-048

Keywords:

riscos de acidentes, marmoraria, fluxo da produção, diagrama de espaguete

Abstract

Este trabalho tem como objetivo uma identificação e análise dos possíveis agentes causadores de riscos de acidentes no setor produtivo de uma marmoraria localizada no Estado da Paraíba, Brasil. Para tanto, foram feitas visitas técnicas in loco e utilizou-se filmagens e fotografias dos processos de produção de beneficiamento de granitos e mármores, além disso, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os funcionários e a gerente da empresa para entender o fluxo da produção, os procedimentos realizados e, consequentemente, obter informações referente aos riscos de acidentes no ambiente laboral. Através dos dados obtidos, pôde-se constatar que a situação da empresa é crítica e necessita urgentemente de uma gestão de riscos de acidentes no intuito de preveni-los.

References

BENITE, A. G. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho para empresas construtoras. Dissertação de Mestrado – Escola Politécnica da Universidade de São Pau-lo. Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo, 2004.

BRASIL. Lei No 6.367, de 19 de outubro de 1976. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6367.htm.

FONTENELLE, M.E.A. Percepções sobre a utilização e efetividade da pesquisa qualitativa no marketing eleitoral. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade de Ciências Empresariais, Belo Horizonte, 2008.

FRIAS JÚNIOR, C.A.S. A saúde do trabalhador no maranhão: Uma visão atual e proposta de atuação. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública). ENSP, 1999.

MEDEIROS, M.S.B.; BARBOSA, R.F.; SOUSA, J.E.; ALEXANDRE, S.N.; OLI-VEIRA, C.G.S. Gestão Ambiental e Sustentabilidade: Um Estudo de Caso na Agên-cia do Banco do Brasil de Alagoa Nova/PB. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria - RS, v. 19, n. 3, set-dez, p. 256-273, 2015.

OLIVEIRA, O. J., OLIVEIRA, A. B., ALMEIDA, R. A. Gestão da segurança e saúde no trabalho em empresas produtoras de baterias automotivas: um estudo para iden-tificar boas práticas. Production, 20(3), 481-490, 2010.

PEREIRA, D. A. M.; CÂNDIDO, G. V. M.; TRINDADE, H. C. M. Identificação e análise dos riscos ocupacionais em um laboratório de solidificação rápida. In: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste – SEPRONE. Campina Grande-PB, 2011.

PERON, P. P. F., CASELLA, M. V., SKWAROK, A. C. M., DE MELLO BANDEI-RA, R. A., CAMPOS, V. B. G., & DA SILVA JUNIOR, O. S. Método de análise dos riscos de acidentes em passagens em nível objetivando o aumento da segurança ope-racional ferroviária. Revista Transporte Y Territorio, 28, 122-141, 2023.

PIATEK, T. Work Safety Management – Social and Educational Context. Marketing and Management of Innovations, 4, 66-72, 2018.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Ebook – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOUSA, J. E.; GUIMARAES NETO, J. V. ; OLIVEIRA, I. V. ; BARBOSA, R. F. (2014). Análise da Qualidade de Vida no Trabalho e satisfação dos funcionários de uma empresa prestador de serviços. Revista GEINTEC, v. 4, n. 03, p. 1035-1045, 2014.

SOUSA, J.E.; PEREIRA, F.R.R.; ALECRIM, D.A.; CARVALHO, E.N. Elaboração do Mapa de Riscos Ocupacionais em uma Empresa de Beneficiamento de Rochas Ornamentais na Paraíba. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, Foz do Iguaçu, 2020.

Published

2023-12-07

How to Cite

de Sousa, J. E., Pereira, F. R. R., de Melo, E. M., Marques , E. dos S., Silveira, M. L., Silva , J. A., de Sousa, M. H. E. A., Vieira, Édna M. de M., Barbosa, R. F., Reis, C. Q., & de Almeida Júnior, A. L. (2023). Análise dos riscos de acidentes no setor produtivo de uma marmoraria na Paraíba, Brasil. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(12), 24312–24327. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-048

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)