Os beneficios do currículo oculto na trajetória das crianças com problemas de aprendizagem

Authors

  • Mara Kelcilene Sousa Marani
  • Francisca Morais da Silveira
  • Carlos Santos Leal

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n10-175

Keywords:

currículo oculto, problemas de aprendizagem, teorias

Abstract

Esta pesquisa versa sobre uma breve análise sobre o currículo oculto, esclarecendo de forma abreviada o seu conceito, abordando diretamente a caracterização de como os seus aspectos promoverão benefícios em crianças que apresentam problemas de aprendizagem. Diante das abordagens, a pesquisa enfatizará este sujeito como foco principal, levando em conta as tratativas que proporcionam os reflexos positivos, que causam na construção da identidade e da subjetividade dos educandos a quem este currículo se aplica. Em continuação, será demonstrado a defesa por sua importância, pautado também na questão da justiça curricular, entendendo-a como o grau em que o currículo oculto contribui para reduzir diferenças e desigualdades sociais, quer dizer, amparando para além da preocupação com as desigualdades econômicas, posto a relevância da aplicação deste currículo que leva em conta a pluralidade cultural da sociedade, através dos desafios com as relações de poder que produzem e preservam tais diferenças. A pesquisa será pautada na teoria crítica do campo do currículo, especificamente no currículo oculto. Será discutido a centralidade da cultura na sociedade contemporânea, analisando estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural, priorizando-se estratégias na formação de professores para alcançar crianças com problemas de aprendizagem.

References

APPLE, Michael. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. Ideologia e currículo. 3ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006.

______. Educação e poder. – Porto Alegre: Artmed, 1989.

ARROYO, Miguel G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Freire, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação: Para além das teorias da reprodução. Trad. Ângela Maria B. Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986.

GODOY, E. V. Currículo, cultura e educação matemática: Uma aproximação

possível? Campinas, SP: Papirus, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. C.S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed. São Paulo: HUCITEC/ Rio de Janeiro: ABRASCO, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viiagem. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Artmed, Porto Alegre. 2000.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. O curriculum oculto. Trad. Anabela Leal de Barros e Antonio Bárbolo. Alves. Porto: Porto Ed, 1995.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; MOREIRA, Antonio Flávio. Currículo: questões de seleção e de organização do conhecimento. Idéias. São Paulo. FDE, 1995.

SILVA, Tomáz Tadeu. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SZYMANSKI, Heloísa. Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola. Idéias, n. 25, p. 213-225, 1997.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2023-10-23

How to Cite

Marani, M. K. S., da Silveira, F. M., & Leal, C. S. (2023). Os beneficios do currículo oculto na trajetória das crianças com problemas de aprendizagem. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(10), 17765–17781. https://doi.org/10.55905/oelv21n10-175

Issue

Section

Articles