O uso do role play game como metodologia ativa para aprendizado no curso de engenharia de minas

Authors

  • Ana Carolina Trindade Almeida
  • Lelis Maia de Brito
  • Marcelo Mendonça Vieira
  • Luciano Batista de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n12-012

Keywords:

role-playing-game, engenharia de minas, metodologias ativas

Abstract

Utilizando o Role Play Game (RPG), este trabalho de conclusão de curso explora a aplicação de uma metodologia ativa no ensino de Engenharia de Minas. Empregando o RPG como estratégia pedagógica, essa abordagem promove a aprendizagem participativa, envolvendo os alunos de maneira dinâmica e contextualizada. Abrangendo conceitos de metodologias ativas de ensino e aspectos relacionados à engenharia de minas, este estudo visa explorar o potencial do RPG como ferramenta educacional no contexto específico da Engenharia de Minas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, com foco nos jogos educativos. Por meio da análise da literatura, descobriu-se que a incorporação de RPGs como um método ativo pode trazer inúmeras vantagens no aprendizado. Um grande benefício é o maior envolvimento dos alunos, o que, por sua vez, leva ao cultivo de habilidades de resolução de problemas. Além disso, promove a criatividade, incentiva o trabalho em equipe e facilita a aplicação do conhecimento teórico no mundo real. Explorar diferentes abordagens e estratégias para implementar o RPG pode fornecer uma experiência de aprendizado mais envolvente e significativa. Conclui-se que a utilização do RPG no curso de Engenharia de Minas é uma ferramenta de ensino que pode aprimorar a formação dos futuros engenheiros de minas.

References

Barcelos, Gabriel Jhonatas Natalino; Lage, José Rafael Duarte; Cordeiro, Juni Silveira. Caracterização das barragens de rejeitos de mineração no Brasil. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, 2020.

Cardozo, Fernando Alves Cantini; Pimenta, Matheus Montes; Zingano, André Cezar. Métodos construtivos de barragens de rejeitos de mineração–uma revisão. Holos, v. 8, p. 77-85, 2016.

Cordeiro, Itamar Dias. Metodologias ativas no ensino do turismo: uma proposta de utilização do Role-Playing Game (RPG) para discutir impactos ambientais provocados pela visitação. TURYDES: Revista sobre Turismo y Desarrollo local sostenible, v. 10, n. 23, p. 21, 2017.

Dantas, Andreza; Silva, Antunes Ferreira; Freire, Antônio Garcia. Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio.Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, p. e19/1-14, 2020.

Farias, Carlos Eugênio Gomes. Mineração e meio ambiente no Brasil. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. 2002.

Freitas, Leandro Carlos Lima; Sitko, Camila Maria; Chagas, Maria Liduína. Panorama do RPG (Role-Playing Game) no Ensino de Física no período de 2015-2019. Ensino & Pesquisa, 2020.

IEL. Instuto Euvaldo Lodi. Relatório Anual 2006. Disponível em: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/ee/a8/eea854ee-c36b-4b5a-befa-5be9e43877c2/relatorio-anual-do-iel-2006.pdf. Acessado em: junho de 2023.

ITM. In he mine. Perfil da mineração de grande porte no Brasil. Disponível em: https://www.inthemine.com.br/site/perfil-da-mineracao-de-grande-porte-no-brasil/. Acessado em: junho de 2023.

Jazida. Gestão de processos minerários. Onde estão as principais minas em atividades no Brasil. Disponível em: https://blog.jazida.com/quais-os-principais-locais-de-mineracao-no-brasil/. Acessado em: junho de 2023.

Oliveira, Armando Matheus Costa. Dungeons and math: Uma análise dos aspectos positivos e negativos do RPG (Role Playing Game) para o ensino por meio da visão dos estudantes de licenciatura em matemática da UFPE-CAA. 2022.

Oliveira, Ricardo Castro; Pierson, Alice Helena Campos; Zuin, Vânia Gomes. O uso do Role Playing Game (RPG) como estratégia de avaliação da aprendizagem no Ensino de Química. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 2009.

Santos, Daniel Alves. Educa & Ação: Uma metodologia ativa voltada ao curso de engenharia para simular a realidade por meio do jogo. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2020.

Soares, Amanda Nathale. Role Playing Game (RPG): elaboração e avaliação de estratégia pedagógica para formação crítica e autônoma do enfermeiro. Universidade Federal de Minas Gerais. 2013.

Soares, Lindolfo. Barragem de rejeitos. Tratamento de minérios. Centro de Tecnologia Mineral. Rio de Janeiro. 2010.

Teles, Bruno. Confira as 7 maiores empresas de mineração do Brasil. Mineração Brasil. Disponível em: <https://mineracaobrasil.com/confira-as-7-maiores-empresas-de-mineracao-do-brasil-atualizado-2022/>. Acessado em: junho de 2023

Vasconcelos, Alberdan Rafael Carneiro de. Role playing game: metodologia complementar para o ensino e a prática de conceitos matemáticos. Monografia. Universidade Federal da Paraíba. 2019.

Published

2023-12-04

How to Cite

Almeida, A. C. T., de Brito, L. M., Vieira, M. M., & de Oliveira, L. B. (2023). O uso do role play game como metodologia ativa para aprendizado no curso de engenharia de minas. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(12), 23673–23696. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-012

Issue

Section

Articles