Jornalismo e intersubjetividade: a cobertura de saúde na pandemia do Coronavírus no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n10-119Keywords:
intersubjetividade, jornalismo brasileiro, Coronavírus no Brasil, pandemiaAbstract
Este trabalho tem o objetivo de discutir a intersubjetividade como característica constitutiva da narrativa jornalística em contrapartida ao mito da objetividade. Para tanto, as reflexões partem do conceito de dialogismo em Bakhtin e do auxílio de Schudson (2010) e Motta (2017). Ao longo do texto são trazidos casos da imprensa brasileira sobre a cobertura da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que desafia a narrativa jornalística a trazer enredos compreensíveis diante da complexidade da crise. Neste sentido, verificou-se a importância da intersubjetividade no contexto das implicações envolvidas na construção da notícia sobre a pandemia da Covid-19, situando o jornalista como parte ativa deste processo, inclusive nas marcas discursivas da emoção que reforçam a relação do indivíduo com o mundo possível presente nas notícias, constituindo o jornalismo sempre envolvido pelo outro e suas circunstâncias culturais, históricas e sociais.
References
ALSINA, Miquel Rodrigo. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
G1 SP. Primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil ocorreu em SP e completa seis meses nesta quarta. Disponível em <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/primeiro-caso-confirmado-de-covid-19-no-brasil-ocorreu-em-sp-e-completa-seis-meses-nesta-quarta.ghtml> Acessado em 26 de agosto de 2020.
HALLIN, D.C; MANCINI, PAOLO. Sistemas de Media: Estudo Comparativo – Três Modelos de Comunicação e Política. LIVROS HORIZONTE, LDA: Lisboa, 2010.
JORNAL NACIONAL. (2020). Editoria do Jornal Nacional. Retirado de https://globoplay.globo.com/v/8641367/. Acessado em 14 de agosto de 2020.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MOTTA, L, G. Narrativas jornalísticas e conhecimento de mundo – representação, apresentação ou experimentação da realidade? In: PEREIRA, F.; MOURA, D.;
ADGHIRNI, Zélia (Orgs). Jornalismo e Sociedade. Florianópolis: Insular, 2017.
PARK, R. A notícia e poder da imprensa. In: BERGER, C.; MAROCCO, B. (org.). A era glacial do jornalismo. Porto Alegre/RS: Sulina, v. 2., 2008, p.71-82.
RIBEIRO, M. A cobertura da pandemia do novo coronavírus trouxe maior credibilidade ao jornalismo. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/coronavirus-covid-19/a-cobertura-da-pandemia-do-novo-coronavirus-trouxe-maior-credibilidade-ao-jornalismo/>. Acessado em 14 de agosto de 2020.
SCHUDSON, Michael. Descobrindo a notícia. Petrópolis: Vozes, 2010.
SCHULZ, Anne. Global Turmoil in the Neighbourhood: Problems Mount for Regional and Local News. Reuters Institute. 2020. Disponível em: <http://www.digitalnewsreport.org/survey/2020/global-turmoil-in-the-neighbourhood/>. Acessado em: 14 de agosto de 2020.
SPONHOLZ, Líriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade. Florianópolis: Editora Insular, 2009.
TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’. Florianópolis: Insular, 2016.
VOGEL, M. A TV em tempos de Covid-19: impactos e mudanças no comportamento da sociedade. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/a-tv-em-tempos-de-covid-19-impactos-e-mudancas-no-comportamento-da-sociedade/>. Acessado em 14 de agosto de 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.