O impacto da gestão de talentos na eficiência operacional em uma agência da Caixa Econômica Federal
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n10-095Keywords:
gestão de talentos, eficiência operacional, gestão de recursos humanosAbstract
No decorrer deste Artigo, agiu-se no sentido de estudar o impacto da gestão de talentos na eficiência operacional em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo-qualitativo que buscou esclarecer os pormenores de tal problemática. Por sua vez, o principal objetivo aqui foi analisar descritivamente o impacto da gestão de talentos na eficiência operacional em uma agência da Caixa Econômica Federal. Tal abordagem possibilitou uma compreensão aprofundada e detalhada da dinâmica existente. Isso poderia servir, mesmo que apenas até então, como base para análises futuras mais aprofundadas e para a identificação de áreas de melhoria na gestão de talentos e no desempenho operacional da agência. Em conclusão, a gestão de talentos desempenha um papel fundamental na eficiência operacional de uma agência da Caixa Econômica Federal, como indicado pelos dados. Embora haja desafios a serem superados, como investimentos insuficientes em desenvolvimento e retenção de talentos, a percepção geral é de que a gestão de talentos é crítica para o sucesso operacional e pode ter um impacto positivo tanto na organização como no desempenho dos funcionários.
References
CARVALHO, Denison. Gestão de Pessoas: Uma abordagem aplicada. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. São Paulo: Elsevier, 2014.
______. Desenvolvimento de Pessoas: Ferramentas e técnicas para a gestão de pessoas. 10. ed. São Paulo: Editora Manole, 2017.
COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Uma revolução pessoal e profissional. Tradução de Lúcia Helena Galvão. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.
DWECK, Carol S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
DUHIG, Charles. O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Tradução de Cristiane A. Martins e Daniel P. Martins. São Paulo: Objetiva, 2012.
FLEURY, Luiz Antônio; Mello, José Roberto Castilho de. Motivação nas Organizações: Teorias e modelos. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2013.
GOLDSMITH, Marshall. O Líder Coach: Como criar equipes campeãs. Tradução de Eliana Aguiar. São Paulo: Gente, 2007.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
KIM, W. Chan; Mauborgne, Renée. A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Tradução de Daniel P. Martins. São Paulo: Elsevier, 2005.
LIRA, Ricardo Paes de. Cultura e Clima. Organizacional: Uma abordagem sistêmica. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2016.
PASTORE, José. Trabalho e Capital. Humano: Uma abordagem crítica. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2016.
PINK, Daniel H. Drive: A surpreendente verdade sobre o que nos motiva. Tradução de Bruno Peixoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
RIES, Eric. A Startup Enxuta: Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas altamente bem-sucedidas. 2. ed. São Paulo: Editora Alta Books, 2011.
SANDBERG, Sheryl. Faça. Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar. Tradução de Eliana Aguiar. São Paulo: Objetiva, 2014.
ZANINI, Marco Túlio. Trabalho, uma paixão inútil? A nova era do trabalho e o futuro do emprego. São Paulo: Gente, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.