Lagoas de pré-tratamento de chorume

Authors

  • Fernando Altino Medeiros Rodrigues
  • Daniele Maia Bila
  • Marcelo Augusto Vieira de Souza
  • Zilacleide da Silva Barros Sousa
  • Dilma dos Santos Lacerda
  • Priscila Mendes Zidan
  • Giovana Ferreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n11-161

Keywords:

lagoas de estabilização, tratamento de lixiviado, eficiência de pré-tratamento

Abstract

As lagoas de estabilização são comuns no tratamento de lixiviado no Brasil devido a condições favoráveis e baixo custo. No entanto, o acúmulo de sólidos no fundo da lagoa, sujeito à decomposição anaeróbia, pode resultar em concentrações finais acima dos limites legais. O artigo busca avaliar qualitativamente o desempenho das lagoas de pré-tratamento, que desempenham funções como proporcionar tempo de residência, permitir sedimentação e iniciar a biodegradação do chorume, visando melhorar a efetividade do tratamento. As análises dos resultados dos resultados da lagoa de aeração indicaram que este processo contribuiu para a melhoria da eficiência das lagoas de pré-tratamento de chorume já existente. Foi verificada a eficiência do sistema de pré-tratamento de chorume, o qual possui um papel fundamental na redução das concentrações de nitrogênio amoniacal do chorume bruto para que este possa ser tratado nas Estações Interna e Externa de tratamento. Em síntese ficou claro e evidenciado, em termos qualitativos, a função de pré tratamento das lagoas, que não por outro motivo são designadas lagoas de pré tratamento.

References

BASSANI, F. (2010) Monitoramento do lixiviado do aterro controlado de Maringá- Paraná e avaliação da tratabilidade com coagulantes naturais, radiação ultravioleta (UV) e ozônio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

BILA, D. M; MONTALVÃO, A. F, SILVA, A. C; DEZOTTI, M. Ozonation of a landfill leachate: evaluation of toxicity removal and biodegradability improvement, Journal of Hazardous Materials, V 117 (2–3), Pg 235-242, 2005.

CASTILHOS JUNIOR, A. B. COORDENADOR. Resíduos Sólidos: Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos com Ênfase na Proteção de Corpos D’Água: Prevenção, Geração e Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários - PROSAB 5. Rio de Janeiro, ABES, 2006.

FERREIRA, J.A. et al. Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos com Esgoto Sanitário. IN: Gomes. L.P. COORDENADORA. Resíduos Sólidos: Estudos de Caracterização e Tratabilidade de Lixiviados de Aterros Sanitários para as Condições Brasileiras - PROSAB 5. Rio de Janeiro, ABES, 2009.

LANGE, L. C.; Amaral, M.C.S. Geração e Características de Lixiviado. IN: Gomes. L.P. COORDENADORA. Resíduos Sólidos: Estudos de Caracterização e Tratabilidade de Lixiviados de Aterros Sanitários para as Condições Brasileiras - PROSAB 5. Rio de Janeiro, ABES, 2009.

NASCENTES, A.L., 2013. Tratamento combinado de lixiviado (Tese). Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TCHOBANOGLOUS, G., THEISEN, H., VIGIL, S.A. Integrated solid waste management – engineering principles and management issues. New York: McGraw-Hill International Editions, 1993.

Published

2023-11-24

How to Cite

Rodrigues, F. A. M., Bila, D. M., de Souza, M. A. V., Sousa, Z. da S. B., Lacerda, D. dos S., Zidan, P. M., & dos Santos, G. F. (2023). Lagoas de pré-tratamento de chorume. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(11), 21556–21577. https://doi.org/10.55905/oelv21n11-161

Issue

Section

Articles