Circuitos elétricos: ligação entre equação diferencial e a física
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n9-173Keywords:
EDO, RL, RC, LC, RLCAbstract
O presente trabalho tem como objetivo principal aprofundar a compreensão das relações intrínsecas entre os cálculos das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) e os princípios fundamentais da física no contexto dos circuitos elétricos. Iniciando com uma análise introdutória, estão sendo detalhadamente apresentados os componentes fundamentais de um circuito elétrico, tais como resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, juntamente com uma exploração minuciosa de suas características e funcionamentos específicos. A pesquisa segue com uma análise detalhada das equações diferenciais, incluindo suas classificações em relação ao tipo, à ordem e à linearidade. Esse aprofundamento teórico serve como alicerce essencial para a compreensão completa da interseção entre a matemática e a física no contexto dos circuitos elétricos. Para consolidar o conhecimento adquirido, são demonstradas aplicações práticas das Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) em problemas envolvendo circuitos elétricos. Isso abrange cenários complexos, como circuitos com resistores e indutores (RL), circuitos com resistores e capacitores (RC), circuitos envolvendo capacitores e indutores (CL) e circuitos que incorporam resistores, indutores e capacitores (RLC), além de representações gráficas utilizando a plataforma geogebra. Antecipamos que este estudo contribuirá substancialmente para a compreensão da conexão entre a matemática das EDOs e os princípios físicos subjacentes aos circuitos elétricos, enriquecendo, assim, o conhecimento nas áreas de matemática aplicada.
References
ARAÚJO, Camila Duarte. Equações diferenciais aplicadas em circuitos elétricos. Cornélio Procópio, 2014.
BARBOSA, Mauro José. Equações Diferenciais Ordinárias: aplicações nos circuitos elétricos. Cacoal, 04/2021.
CORRÊA, Florence Nazário. Aplicações de equações diferenciais ordinárias em Circuitos elétricos RL e RLC. Manaus, março de 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Metodologia de pesquisa. 1° edição, editora UFRGS. Rio Grande do Sul, 2009.
GIL, A. C. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HALLIDAY, David; Resnick, Robert; Walker, Jearl. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
LIMA, Rayane Gomes. Estudo sobre equações diferenciais ordinárias com aplicações em circuitos elétricos. Angicos, 2020.
MACHADO, Kleber Daum. Teoria do Eletromagnetismo Volume I. Ed. UEPG, Ponta Grossa, 2004.
SOUZA, Joebson Jefferson da silva. Aplicação das equações diferenciais ordinárias nos circuitos Elétricos. Cuité, PB, 2019.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciência da Administração/ UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.