Estudo da segunda lei da termodinâmica via rotação por estações
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n9-128Keywords:
ensino de física, metodologia ativa, termodinâmicaAbstract
O presente trabalho descreve as experiências relacionadas aos modelos híbridos do ensino de Física, em específico sobre os conceitos que envolvem a segunda lei da termodinâmica, para alunos da segunda série do Ensino Médio. Para a realização dessa descrição foi utilizada a metodologia ativa através do modelo rotacional, rotação por estações para estudo teórico-prático e experimental. Tendo, portanto, o propósito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, favorecendo aos alunos um conhecimento proficiente, cuja dinâmica e concepção atrativa do currículo em estudo configura-se como um caminho para a concretização da aprendizagem. Como caminho metodológico da proposta, uma escola da rede estadual de ensino em uma cidade no interior do estado do Maranhão será o local de análise em campo. Com a aplicação da proposta metodológica de ensino, os alunos responderão ao um questionário fechado, que objetivará uma análise da aplicabilidade do método, bem como da aprendizagem proficiente. Tais dados serão analisados pelo escopo da pesquisa tanto quantitativa como qualitativa, e será alicerce para esse artigo.
References
BACICH, L.; TANZI NETO, A; TREVISANI, F. DE M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
COSTA, E. R.; BORUCHOVITCH, E. Fatores que influenciam o uso de Estratégias de Aprendizagem. Psico-USF, v. 5, n. 1, p. 11-24, 2000.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa crítica. Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa (Peniche), (2000).
MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. 2. ed, São Paulo, E.P.U, 1999.
BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1976. ISBN: 978-85-7648-973-3.
MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BERBEL, Neusi, A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 32, n.1, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.