Avaliação da formação em matemática do pnaic: o que revelam os professores alfabetizadores?

Authors

  • Alessandro Alves Machado
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n9-103

Keywords:

PNAIC, formação continuada, matemática, professores alfabetizadores

Abstract

Neste artigo apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida em nível de Mestrado Acadêmico, que objetivou analisar a avaliação dos professores alfabetizadores, da rede municipal de educação de Ivaiporã-PR, sobre a formação continuada em Matemática realizada no PNAIC para atuação docente nos anos iniciais. A pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso avaliativo, adotou como procedimentos de coleta de dados: a análise documental e questionário exploratório com a participação de 21 professores participantes da formação em Matemática no ano de 2014. A metodologia adotada para a análise dos dados coletados no questionário foi a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007). Além da análise dos documentos oficiais do PNAIC, buscou-se em Nóvoa (2004) e D’Ambrósio (2012) a compreensão sobre o processo de formação continuada de professores e como os conhecimentos apreendidos pode refletir na prática docente. Os resultados demonstraram que a formação recebida possibilitou aos professores a reflexão sobre a própria prática adequando novas estratégias de ensino nas aulas de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, além da valorização e potencialidade que o lúdico apresenta como instrumento facilitador da aprendizagem na Alfabetização Matemática.

References

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2014. 72 p.

BRASIL. PORTARIA Nº 867, DE 4 DE JULHO DE 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2013/portaria_n867_4julho2012_provinha_brasil.pdf

BRASIL. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014. 88 p.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014. 88 p.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014. 96 p.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Grandezas e Medidas. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014. 80 p.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014. 80 p.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática (Coleção Pers-pectivas em Educação Matemática). 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012

GRANDO, K. B.; NÖRNBERG, M. Formação de professores no contexto do pacto nacional pela alfabetização da idade certa In: NÖRNBERG, M. (org.) O planejamento e a prática do registro em contexto de formação continuada. Porto Alegre: Evangraf, 2018. p. 19 - 39.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: pro-cessos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí; Unijuí, 2007.

NACARATO, A. MENGALI, B. PASSOS, C. A matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

NÓVOA, A. Educação: entre políticas, retóricas e práticas. Revista Presença Pedagógica, n. 50, nov./dez., 2004.

SERRAZINA, M. L. M. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos: Programa de Pós-graduação em Educação, v. 6, n. 1, mai. 2012.

THOMPSON, Alba Gonzalez. A relação entre concepções de matemática e o ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetiké, Campinas, v.5. n. 8, p.11-44, jul./dez, 1997.

Published

2023-09-23

How to Cite

Machado, A. A., & Brandalise, M. Ângela T. (2023). Avaliação da formação em matemática do pnaic: o que revelam os professores alfabetizadores?. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(9), 12416–12430. https://doi.org/10.55905/oelv21n9-103

Issue

Section

Articles