Uma reflexão sobre a resolução de problemas nas aulas de matemática como ferramenta metodológica no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n10-211Keywords:
problematização, ensino, aprendizagem, matemáticaAbstract
A utilização da Resolução de Problemas como abordagem pedagógica no ensino de Matemática demonstra ser altamente eficaz, pois promove uma mobilização dos conhecimentos prévios dos educandos em busca de soluções. Durante essa busca, os alunos desenvolvem habilidades de elaboração de estratégias, pensamento lógico e avaliação da validade de suas abordagens, contribuindo assim para o aprimoramento de suas capacidades cognitivas. Essa abordagem vai além da simples memorização de fórmulas matemáticas e procedimentos, permitindo assim que os alunos desenvolvam sua criatividade e pensamento crítico. Diante disso, o presente estudo visa promover uma análise reflexiva acerca da resolução de problemas como metodologia de ensino, bem como destacar a relevância da sua utilização por parte do educador. Concluímos que ao utilizar a Resolução de Problemas como instrumento de ensino, o professor desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas.
References
ANASTASIOU, L. C; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressuposto para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville: UNIVILLE, 2012. 145p.
DANTE, L. R. Formulações e resoluções de problemas matemáticos. São Paulo: Ática, 2010 e 2003.
___________. Didática da resolução de problemas na matemática. 2º ed. São Paulo: Ática, 1998.
GASPAR, E. H. Resolução de problemas é de fundamental importância para educação matemática. 2009. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artios/resolucao-de-problemas-e-de-fundamnetal-importancia-para-a-educacao-matematica-1551253.html. Acesso em: 10 de setembro de 2023.
GONÇALVES, E. H; GODINHO, K. M. O ensino da matemática através da resolução de problemas. Minas Gerais. 2014.
MIRANDA, A. S. M. S. Resolução de problemas como metodologia de ensino: Uma analise das repercussões de uma formação continuada. Porto Alegre, 2015.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5º ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-218.
PARAMÊTROS NACIONAIS CURRICULARES (PCN). Terceiro e quartos ciclos do ensino fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. p 39-42. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
POLYA, G. A. A arte de Resolver Problemas. Tradução: Heitor Lisboa de Araújo. Interciência, 1978.
SILVA, D.A. Contribuições da resolução de problemas na superação das dificuldades dos alunos com a matemática.. II CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Paraíba, 2011
SOUSA, A. B. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. Disponível em: <http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22005/ArianaBezerradeSousa.pdf.> Acesso em: 20 de agosto 2023.
SOUSA, O. M. P. Aprendizagem com base na resolução de problemas através de recursos educativos digitais. Lisboa, 2013.
TOLEDO, M. A. Soluções de problemas na matemática: Um estudo de um modelo para soluções de problemas matemáticos. 2006. Disponível em: http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/Solucao-de-Problemas.pdf. Acesso em: 22 de agosto de 2023.
VERGARA, S. C.; Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo. Atlas. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.