Crise migratória Venezuelana: a participação das forças armadas na política pública nacional para migrantes

Authors

  • Telmo Santiago Borges
  • Carlos Patrick Barboza Gomes
  • Raquel Dias da Silva Santiago Borges
  • Alexandre Mahatma Dantas de Farias
  • Luiz Gustavo de Paiva Lopes
  • Tigernaque Pergentino de Santana Junior
  • Marcos Vinicius Rodrigues Sant'ana
  • Pollyanna Gonçalves Correia de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n10-024

Keywords:

forças armadas, operação acolhida, políticas públicas, interiorização

Abstract

Atualmente, a Venezuela enfrenta intenso processo migratório em razão da grave crise política, econômica e social que o país atravessa. Diante disso, o Estado brasileiro, através da Operação Acolhida, realiza o acolhimento humanitário de migrantes venezuelanos no Estado de Roraima. Para colocar em prática o planejamento e a execução dessa operação, foi concebida a Força-Tarefa Logística Humanitária, que se propõe a garantir o assessoramento contínuo ao coordenador operacional da força-tarefa, por meio de um estado-maior conjunto composto por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. A interiorização é um dos três pilares fundamentais da Operação Acolhida, esse pilar, por ser uma ação governamental voltada para a solução de um problema de interesse público, é considerada uma política pública. Assim, surge a seguinte pergunta de pesquisa: Como foi construída atuação das Forças Armadas, no ciclo de políticas públicas, no contexto da interiorização na crise migratória venezuelana? O presente trabalho visa identificar a contribuição das Forças Armadas na execução de políticas públicas nacionais voltadas para o tema migração. Será adotada uma perspectiva metodológica qualitativa, descritiva, através da revisão bibliográfica, sobre a interiorização na Operação Acolhida, políticas públicas e o emprego das Forças Armadas nesse contexto. Como resultado, o trabalho se propõe a apresentar para os estudantes de defesa, através do ciclo de políticas públicas, como cada Força está sendo empregada no eixo interiorização da Operação Acolhida. A presente pesquisa contribuirá para os estudos de defesa, a partir da produção do conhecimento sobre as possibilidades e capacidades das 3 Forças, sendo empregadas no contexto de ajuda humanitária e contribuindo na execução de políticas públicas nacionais. Ressalto que, esse estudo faz parte de uma pesquisa maior, que tem como objetivo realizar a mesma análise para os outros dois pilares dessa operação: o ordenamento das fronteiras e o abrigamento.

References

BARROS, A. M. DE; SIMÕES, G. DA F.; FRANCHI, T. Entrevista com Coordenador Operacional da Operação Acolhida General de Divisão Antonio Manoel de Barros. Coleção Meira Mattos, v. 16, n. 55, 2022.

CAPELL, D.; SILVA, F. Operação Acolhida e Defesa Nacional: as ações de interiorização dos migrantes e refugiados venezuelanos. A Defesa Nacional, 24 jan. 2021.

CRUZ, G. L. Um estudo sobre a Operação Acolhida. Rio de Janeiro: ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, 2020.

FERME, M. O papel das Forças Armadas Brasileiras durante a fase de interiorização da Operação Acolhida. Rio de Janeiro: [s.n.].

FERRAREZI, E.; SARAIVA, E. Introdução à teoria da política pública. Brasília: [s.n.]. Disponível em: .

JUNGER, G. et al. Refúgio em Números. [s.l: s.n.].

MATTOS, O. et al. A Operação Acolhida a resposta do Estado brasileiro diante da crise humanitária venezuelana e suas consequências para a Defesa Nacional. A Defesa Nacional, 24 jan. 2021.

OIM. Deslocamento Voluntário de Refugiado e Migrantes - Diretrizes e Procedimentos. Brasília: [s.n.]. Disponível em: .

OIM. Deslocamento Assistidos de Venezuelanos. [s.l: s.n.].

SECCHI, LEONARDO.; COELHO, F. DE SOUZA.; PIRES, VALDEMIR. Políticas públicas : conceitos, casos práticos, questões de concursos. São Paulo: Cengace. Leranig, 2013.: [s.n.].

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Porto Alegre: [s.n.].

VÁZQUEZ, D.; DELAPLACE, D. Políticas Públicas na Perspectiva de Direitos Humanos: um Campo em Construção. [s.l: s.n.].

Published

2023-10-03

How to Cite

Borges, T. S., Gomes, C. P. B., Borges, R. D. da S. S., de Farias, A. M. D., Lopes, L. G. de P., de Santana Junior, T. P., Sant’ana, M. V. R., & de Moraes, P. G. C. (2023). Crise migratória Venezuelana: a participação das forças armadas na política pública nacional para migrantes. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(10), 14894–14914. https://doi.org/10.55905/oelv21n10-024

Issue

Section

Articles