Crise migratória Venezuelana: a participação das forças armadas na política pública nacional para migrantes
DOI:
https://doi.org/10.55905/oelv21n10-024Keywords:
forças armadas, operação acolhida, políticas públicas, interiorizaçãoAbstract
Atualmente, a Venezuela enfrenta intenso processo migratório em razão da grave crise política, econômica e social que o país atravessa. Diante disso, o Estado brasileiro, através da Operação Acolhida, realiza o acolhimento humanitário de migrantes venezuelanos no Estado de Roraima. Para colocar em prática o planejamento e a execução dessa operação, foi concebida a Força-Tarefa Logística Humanitária, que se propõe a garantir o assessoramento contínuo ao coordenador operacional da força-tarefa, por meio de um estado-maior conjunto composto por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. A interiorização é um dos três pilares fundamentais da Operação Acolhida, esse pilar, por ser uma ação governamental voltada para a solução de um problema de interesse público, é considerada uma política pública. Assim, surge a seguinte pergunta de pesquisa: Como foi construída atuação das Forças Armadas, no ciclo de políticas públicas, no contexto da interiorização na crise migratória venezuelana? O presente trabalho visa identificar a contribuição das Forças Armadas na execução de políticas públicas nacionais voltadas para o tema migração. Será adotada uma perspectiva metodológica qualitativa, descritiva, através da revisão bibliográfica, sobre a interiorização na Operação Acolhida, políticas públicas e o emprego das Forças Armadas nesse contexto. Como resultado, o trabalho se propõe a apresentar para os estudantes de defesa, através do ciclo de políticas públicas, como cada Força está sendo empregada no eixo interiorização da Operação Acolhida. A presente pesquisa contribuirá para os estudos de defesa, a partir da produção do conhecimento sobre as possibilidades e capacidades das 3 Forças, sendo empregadas no contexto de ajuda humanitária e contribuindo na execução de políticas públicas nacionais. Ressalto que, esse estudo faz parte de uma pesquisa maior, que tem como objetivo realizar a mesma análise para os outros dois pilares dessa operação: o ordenamento das fronteiras e o abrigamento.
References
BARROS, A. M. DE; SIMÕES, G. DA F.; FRANCHI, T. Entrevista com Coordenador Operacional da Operação Acolhida General de Divisão Antonio Manoel de Barros. Coleção Meira Mattos, v. 16, n. 55, 2022.
CAPELL, D.; SILVA, F. Operação Acolhida e Defesa Nacional: as ações de interiorização dos migrantes e refugiados venezuelanos. A Defesa Nacional, 24 jan. 2021.
CRUZ, G. L. Um estudo sobre a Operação Acolhida. Rio de Janeiro: ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, 2020.
FERME, M. O papel das Forças Armadas Brasileiras durante a fase de interiorização da Operação Acolhida. Rio de Janeiro: [s.n.].
FERRAREZI, E.; SARAIVA, E. Introdução à teoria da política pública. Brasília: [s.n.]. Disponível em: .
JUNGER, G. et al. Refúgio em Números. [s.l: s.n.].
MATTOS, O. et al. A Operação Acolhida a resposta do Estado brasileiro diante da crise humanitária venezuelana e suas consequências para a Defesa Nacional. A Defesa Nacional, 24 jan. 2021.
OIM. Deslocamento Voluntário de Refugiado e Migrantes - Diretrizes e Procedimentos. Brasília: [s.n.]. Disponível em: .
OIM. Deslocamento Assistidos de Venezuelanos. [s.l: s.n.].
SECCHI, LEONARDO.; COELHO, F. DE SOUZA.; PIRES, VALDEMIR. Políticas públicas : conceitos, casos práticos, questões de concursos. São Paulo: Cengace. Leranig, 2013.: [s.n.].
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Porto Alegre: [s.n.].
VÁZQUEZ, D.; DELAPLACE, D. Políticas Públicas na Perspectiva de Direitos Humanos: um Campo em Construção. [s.l: s.n.].
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.