Modelagem de dados para a internet das coisas (IOT): desafios e soluções ao modelar dados gerados por dispositivos conectados

Authors

  • Caroline Nunes Carr
  • Antonia do Espírito Santo Teixeira Araújo
  • Luane do Socorro Ferreira de Seixas
  • Paulo Cristiano Abreu de Jesus
  • Douglas Sousa Araújo
  • Edinaldo Nogueira Araujo

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n12-022

Keywords:

internet das coisas (IoT), modelagem de dados, dispositivos conectados

Abstract

Este artigo teve como objetivo geral investigar os desafios e soluções relacionados à modelagem de dados para a Internet das Coisas (IoT). Através de uma abordagem metodológica mista, que combinou pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise crítica de conteúdo, com abordagem qualitativa do problema, foram analisados os principais desafios enfrentados na modelagem de dados gerados por dispositivos conectados, bem como as soluções propostas na literatura. A fundamentação teórica apresentou os conceitos essenciais da IoT e da modelagem de dados, fornecendo uma base sólida para a compreensão dos desafios específicos dessa área. As seções subsequentes exploraram os desafios relacionados à heterogeneidade dos dados, volume e velocidade de geração, segurança e privacidade. As soluções e técnicas propostas para a modelagem de dados na IoT foram investigadas, incluindo abordagens como modelagem semântica, ontologias, técnicas de compressão e estratégias de armazenamento e processamento distribuído. Além disso, foram discutidas estratégias para garantir a integridade, segurança e disponibilidade dos dados, como criptografia, autenticação, controle de acesso e backup dos dados. Os principais resultados obtidos destacaram a importância da adequada modelagem de dados para o sucesso das aplicações IoT. Foi possível identificar que a heterogeneidade dos dados e a necessidade de escalabilidade são desafios significativos para a modelagem. No entanto, soluções como o uso de ontologias e técnicas de compressão mostraram-se promissoras para lidar com esses desafios. Diante disso, pode-se concluir que a modelagem de dados para a IoT é um campo de pesquisa em constante evolução, exigindo abordagens inovadoras e adaptáveis. É essencial o desenvolvimento de soluções que possam lidar com a diversidade de dispositivos e dados gerados, garantindo a integridade, segurança e disponibilidade das informações.

References

AYRES, Felipe Brito. Técnicas para realizar a validação de requisitos no contexto de internet das coisas (IoT). Repositório UnB, 2021.

CARVALHO, André Ferreira Almeida de; SANTOS, Christyan Matteus Lima; GONÇALVES, Lucas Vaz. Segurança em IoT. Repositório UNICEPLAC, 2022.

CHAGAS, Eduarda TC; BORGES, João B.; RAMOS, Heitor S. Uso de padrões ordinais na caracterização e análise de ataques de botnets em Internet das Coisas (IoT). In: Anais Estendidos do XXVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. SBC, p. 133-137, 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. São Paulo: Atlas, 2017.

QUINGERSKI, Leandro; et al. KE-IoT: uma proposta de modelo baseado em conhecimento para ambientes de internet das coisas (IoT). Repositório UFSC, 2019.

JOÃO, Belmiro; et al. Revisão sistemática de cidades inteligentes e internet das coisas como tópico de pesquisa. Cadernos Ebape.br, v. 17, p. 1115-1130, 2020.

JÚNIOR, Jamisson J.; et al. Como os objetos da Internet das Coisas se comportam? Uma análise através de métricas quantitativas. In: Anais do V Workshop de Computação Urbana. SBC, p. 56-69, 2021.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LEAL JUNIOR, Wilmar Borges; ARAUJO, Humberto Xavier de; TAVARES, Fabiano Medeiros. Monitoramento da qualidade da água utilizando plataforma de internet das coisas. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 9, p. 46-53, 2020.

LEAL JÚNIOR, Wilmar Borges. Modelagem de um sistema multiparâmetro para monitoramento da qualidade da água utilizando internet das coisas. Repositório UFT, 2019.

NASCIMENTO, Michel Henrique da Silva; et al. Análise de dados coletados por dispositivos de internet das coisas aplicada a sistemas embarcados. Repositório IFPE, 2020.

PONDÉ, Emily Carolina Redigolo. Rastreabilidade da cadeia de suprimentos de imunobiológicos considerando Identificação por Radiofrequência, Internet das Coisas e Ciclo de Vida de Dados. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2023.

SANTOS, Izaias Batista dos; et al. Projeto e implementação de um gateway de internet das coisas (IoT) para otimização e monitoramento de processos do agronegócio. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 344-369, 2020.

SIQUEIRA, Rodrigo do Nascimento; et al. SysIoTML: uma técnica para modelagem de aplicações no contexto de IoT. Repositório UFMA, 2023.

SOUZA, Saymon de; et al. Um ambiente de geração massiva de dispositivos Virtuais em Internet das Coisas. In: Anais Estendidos do X Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais. SBC, p. 1-8, 2020.

Published

2023-12-04

How to Cite

Carr, C. N., Araújo, A. do E. S. T., de Seixas, L. do S. F., de Jesus, P. C. A., Araújo, D. S., & Araujo, E. N. (2023). Modelagem de dados para a internet das coisas (IOT): desafios e soluções ao modelar dados gerados por dispositivos conectados. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(12), 23858–23874. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-022

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)