A aplicabilidade da realidade aumentada (RA) para o ensino-aprendizado

Authors

  • Carla Gonçalves Távora
  • Eduardo Martins Morgado

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n9-146

Keywords:

tecnologia, ciência, educação

Abstract

A Realidade Aumenta (RA) para a área da Educação possibilita a implementação de objetos virtuais no mundo real. O objetivo é apresentar a abordagem da RA no aprimoramento da Educação. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica com artigos científicos para uma analise de dados com abordagem qualitativa. Os resultados e discussões apresentam a abordagem de jogos com a Realidade Aumenta, como o quebra-cabeça 3D; equilíbrio entre diferentes ecossistemas; parque zoológico para a visualização de cenas com animais; os bons hábitos de conservação dos peixes em Taiwan; relacionamento entre as matérias de física e matemática; aprendizado através de perguntas sobre o conteúdo interativo e uma experiência imersiva e dinâmica no estudo da Química com uma visão tridimensional; visualização das ilustrações de um livro. Portanto, a Realidade Aumentada no âmbito da educação apresenta contribuições significativas para o desenvolvimento cognitivo, promove a inclusão digital e gera um maior engajamento aos alunos.

References

AYER, S.K., MESSNER, J.I., ANUMBA, C.J. Augmented Reality Gaming in Sustainable Design Education. Journal of Architectural Engineering, 2016, v. 22, n. 1, p. 1–9.

BACICH, L., MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-pratica. Penso Editora, 1ª Edição. São Paulo, 2017.

BEHZADAN, A.H., KAMAT, V.R. Enabling discovery-based learning in construction using telepresent augmented reality. Automation in Construction, 2013, v. 33, p. 3–10.

BILLINGHURST, M., DUENSER, A. Augmented reality in the classroom. Computer, 2012, v. 45, n. 7, p. 56–63.

BRAGA, M. Realidade virtual e educação. Revista de biologia e ciências da terra, 1(1), 0, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Planalto, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Planalto, 1996.

CHEN, R., WANG, X. An Empirical Study on Tangible Augmented Reality Learning Space for Design Skill Transfer. Tsinghua Science and Technology, 2008, v. 13, n. SUPPL. 1, p. 13–18.

CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, 23, 168-200, 2002.

FARIAS, S.S., GUERRA, M.E.C. Metodologia ativa: a necessidade de conhecer para melhor utilizar. Vl Congresso Nacional Educação, 2019.

FERNANDES, B.C.A., SÁNCHEZ, J.F. Realidade aumentada aplicada ao design. Holos, 1(24), 28-47, 2008.

FORTE, C.E., KIRNER, C. Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática. 2009.

GARCIA, C.L., ORTEGA, C.A., ZEDNIK, C. Realidades Virtual e Aumentada: estratégias de Metodologias Ativas nas aulas sobre Meio Ambiente. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n.1, p. 46-59, jan./abr. 2017.

GEMIGNANI, E.Y.M.Y. Formação de professores e metodologias ativas de ensino- aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, 1(2), 2013.

HOUNSELL, M.S., TORI, R., KIRNER, C. 2 Realidade Aumentada. In: Romero Tori; Marcelo da Silva Hounsell (Org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3ª edição, Porto Alegre, 2020.

KIRNER, C., KIRNER, T.G. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: Marcos Wagner S. Ribeiro; Ezequiel Roberto Zorzal (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Uberlândia - MG, Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Uberlândia-MG, 2011.

KIRNER, C., SISCOUTTO, R. Realidade virtual e aumentada: conceitos, projeto e aplicações. In: Livro do IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis (RJ), Porto Alegre: SBC (Vol. 28), 2007.

LEITE, B.S. Aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada para o ensino de Química. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, e097220, 2020.

LOPES, L.M.D., VIDOTTO, K.N.S., POZZEBON, E., FERENHOF, H.A. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista, 35, 2019.

LUZ, R., RIBEIRO, M. W. S., CARDOSO, A., LAMOUNIER JUNIOR, E., ROCHA, H., SILVA, W. Análise de aplicações de realidade aumentada na educação profissional: Um estudo de caso no senai DR/GO. 5o Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, Bauru, 2008.

MARTINEZ, N. M.M., LEIVA OLIVENCIA, J. J. Formative experiences in the educational use of augmented reality witn students of primary education degree at the University of Malaga. EDMETIC, 6(1), 81-104, 2017.

PAIVA, M. R. F., PARENTE, J. R. F., BRANDÃO, I. R., QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 15(2), 2016.

RIBEIRO, M.W.S., ZORZAL, E.R. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Uberlândia-MG, 2011.

ROMAN, C., ELLWANGER, J., BECKER, G. C., SILVEIRA, A. D. D., MACHADO, C. L. B., MANFROI, W. C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 37, n. 4, p. 349-357, 2017.

SALINAS, P., GONZÁLEZ-MENDIVIL, E. Augmented reality and solids of revolution. International Journal on Interactive Design and Manufacturing, 2017, v. 11, n. 4, p. 829–837.

SEICHTER, H. SCHNABEL, M. A. Digital And Tangible Sensation - An Augmented Reality Urban Design Studio. Tenth International Conference on Computer Aided Architectural Design Research in Asia (CAADRIA), New Delhi, India, vol. 2, pp. 193-202, 28-30 April 2005.

SILVA, J. B., ANDRADE, M. H., OLIVEIRA, R. R., SALES, G. L., ALVES, F. R. V. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, 15(2), 780-791, 2018.

VASCONCELOS, T. A importância da educação na construção da cidadania. Saber (e) Educar, 12, 2007.

ZORZAL, E.R., CARDOSO, A., KIRNER, C., LAMOUNIER JUNIOR, E. Realidade Aumentada aplicada em jogo

Published

2023-09-26

How to Cite

Távora, C. G., & Morgado, E. M. (2023). A aplicabilidade da realidade aumentada (RA) para o ensino-aprendizado. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(9), 13171–13186. https://doi.org/10.55905/oelv21n9-146

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.