Um relato sobre a monitoria na disciplina métodos quantitativos em psicologia

Authors

  • Solange Camilo dos Santos
  • João Vitor Teodoro

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n8-126

Keywords:

docência, estatística, monitoria, psicologia

Abstract

Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da monitoria na disciplina de Métodos Quantitativos em Psicologia, sobre os discentes do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados, mostrando os índices de aprovação e desistência, e valor médio das médias finais. Trazer as significações que os alunos tiveram sobre a experiência, através de questionário de opiniões, que engloba o modo como o conteúdo foi aplicado, questões relativas às práticas do docente e do monitor, além de identificar se as metodologias praticadas foram suficientes na melhora da relação destes alunos de ciências humanas com os conteúdos de ciências exatas e como isso pode ser melhorado através de novas estratégias na aplicação do conteúdo. Os resultados indicaram que houve melhora no índice de aprovação e nas notas finais dos estudantes, após a implantação da monitoria. Além da avaliação satisfatória da prática docente, do monitor e da condução da disciplina.

References

DO NASCIMENTO, Cícera Rodrigues.; DA SILVA, Mirian Lourenço Pereira; DE SOUZA, Priscila Ximenes. Possíveis contribuições das atividades de monitoria na formação dos estudantes-monitores do curso de pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Recife, 2010.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; DE MORAES, Márcia Amaral Corrêa. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. In.: Poíesis Pedagógica. 2010.

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. In.: Archives of psychology. 1932.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez editora, 2014.

MELHEM, André. Modelos de avaliação escolar utilizados em sala de aula – uma análise nos cursos de administração na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e de uma faculdade particular: insumos para o aperfeiçoamento da gestão educacional. 2002. 79 p. Dissertação (Mestrado Executivo) - Escola Brasileira de Administração Pública, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002.

SCHNEIDER, Márcia Sueli Pereira da Silva. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. In.: Revista eletrônica espaço acadêmico. 2006.

SILVA, Cláudia Borim da; DE BRITO, Márcia Regina Ferreira; CAZORLA; Irene Maurício. Atitudes em relação à estatística e à matemática. In.: Psico-USF. 2002.

ZANON, Denise Puglia; ALTHAUS, Maiza Margraf. Instrumentos de avaliação na prática pedagógica universitária. In.: www.fag.edu.br. 2008. Disponível em: < https://www.fag.edu.br/novo/arquivos/nucleos/nad/arquivos/apoio10.pdf>. Acesso em 28 de jul. de 2020.

Published

2023-08-31

How to Cite

dos Santos, S. C., & Teodoro, J. V. (2023). Um relato sobre a monitoria na disciplina métodos quantitativos em psicologia. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(8), 10177–10192. https://doi.org/10.55905/oelv21n8-126

Issue

Section

Articles