A perspectiva interdisciplinar da educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular: contexto de um escopo transversal

Authors

  • Tayronne de Almeida Rodrigues
  • Adelson Dias de Oliveira
  • Denes Dantas Vieira
  • João Leandro Neto
  • Luciana Souza de Oliveira
  • Francisco Ricardo Duarte

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n9-006

Keywords:

interdisciplinaridade, BNCC, educação contextualizada, sustentabilidade

Abstract

Este artigo objetiva analisar a perspectiva interdisciplinar da Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio no Brasil. A Educação Ambiental é reconhecida como uma ferramenta essencial para conscientizar os cidadãos sobre a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A inclusão dessa temática na BNCC é um avanço, promovendo uma abordagem sistêmica e transversal em todas as etapas da educação básica. A Educação Ambiental busca compreender as relações entre sociedade e natureza, desenvolvendo atitudes, valores e habilidades para a conservação ambiental. A presença da Educação Ambiental em diferentes disciplinas, destacando a abordagem interdisciplinar. Na área de Linguagens e Códigos, a leitura de textos sobre meio ambiente e a produção de textos argumentativos são incentivadas. Na Matemática, os alunos aplicam conceitos em situações ambientais, como cálculos de pegada ecológica. Nas Ciências da Natureza, temas como conservação da biodiversidade, uso sustentável de recursos e impacto das atividades humanas são abordados nas disciplinas de Biologia, Química e Física. Nas Ciências Humanas, Geografia, História, Sociologia e Filosofia exploram as relações entre sociedade e ambiente, desigualdades socioambientais, ética e responsabilidade. Dessa forma esta pesquisa enfatizou a importância de projetos práticos e participativos, incentivando o engajamento dos estudantes. Contudo, a efetiva implementação depende da formação de professores, recursos adequados e políticas públicas de apoio. A Educação Ambiental na BNCC contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta, possibilitando a compreensão dos desafios ambientais contemporâneos e a busca por soluções sustentáveis.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: contextualização e proposições. Revista E-Curriculum, v. 17, n. 1, p. 34-53, 2019.

CARVALHO, I. C. M. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n. 1, 2020.

FIGUEIRÓ, P. S. Educação para a Sustentabilidade em cursos de graduação em Administração: proposta de uma estrutura analítica. 2015. 262 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MENDES, G. C. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 1, p. 35-50, 2018.

PHILIPPI JUNIOR, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2. ed. Barueri, Sp: Manole, 2014. 991 p

SANTOS, J. S. Educação Ambiental e a formação integral dos sujeitos: contribuições para a Base Nacional Comum Curricular. Educação & Sociedade, v. 41, n. 150, p. 1-20, 2020.

SILVA, S. N.; LOUREIRO, C. F. B. As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 26, 2020.

SAUVÉ, L. Educación Ambiental y Ecociudadanía: un proyecto ontogénico y político. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 1, p. 261-278, 2017.

TREIN, E. S. A Educação Ambiental crítica: crítica de que? Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, agosto/dezembro de 2012.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem, 2017.

Published

2023-09-04

How to Cite

Rodrigues, T. de A., de Oliveira, A. D., Vieira, D. D., Leandro Neto, J., de Oliveira, L. S., & Duarte, F. R. (2023). A perspectiva interdisciplinar da educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular: contexto de um escopo transversal. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(9), 10569–10581. https://doi.org/10.55905/oelv21n9-006

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)