Planejamento, metodologias ativas, desenvolvimento de competências e avaliação: fundamentos e práticas para a construção de uma educação significativa e transformadora

Authors

  • Viviane Ferreira Borges
  • João Dantas dos Anjos Neto Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar

DOI:

https://doi.org/10.55905/oelv21n9-089

Keywords:

planejamento, desenvolvimento de competências, avaliação formativa, metodologias ativas, educação contemporânea

Abstract

Este artigo explora os temas do planejamento, desenvolvimento de competências e avaliação formativa no contexto educacional. O planejamento é destacado como um elemento fundamental para o sucesso da experiência de aprendizagem, diagnóstico preventivo, definição de objetivos, conteúdos, estratégias, recursos didáticos, avaliação, carga horária e bibliografia capacitada. As metodologias ativas são elásticas como modalidades que promovem a participação ativa dos alunos, desenvolvendo habilidades, autonomia e protagonismo. A avaliação formativa baseada em competências é mantida como um processo contínuo que acompanha o progresso do aluno, fornecendo feedback adequado e promovendo uma cultura de aprendizagem. Os resultados destacam a importância desses temas na promoção da aprendizagem significativa, e na formação dos estudantes.

Author Biographies

Viviane Ferreira Borges

 

  

João Dantas dos Anjos Neto, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto - UPORTO (Bolsas CAPES e CNPq). Mestrando em Antropologia pela Universidade de Brasília - UNB e Mestre em Administração. Atualmente é Professor na Universidade Federal de Goiás - UFG e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/FAV - UFG/Campus Goiânia). Vice-Representante na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, da Faculdade de Informação e Comunicação - FIC, e Professor do Curso de Relações Públicas. Consultor Ad hoc para Avaliações de Cursos de Graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Membro Permanente da Associação Brasileira de Antropologia - ABA e Sócio Permanente da Associação Portuguesa de Antropologia - APA. Anteriormente, foi Professor da Universidade Federal de Sergipe - UFS por onze anos, onde atuou como Coordenador de Curso e Chefe de Departamento. Também conduziu pesquisas financiadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC-SE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Corpo, Cultura e Consumo e Pesquisador do Grupo. Também faz parte do Laboratório de Antropologia MATULA/UnB. Além disso, integra corpos editoriais de periódicos (A1) como a Revista Visualidade, bem como o Anthropology and Ethnology Open Access, RIAE, Journal e o Journal of Historical Archaeology Anthropological Sciences. Coordena pesquisas nas áreas de Antropologia do Corpo, Culturas Urbanas e Processos Identitários, utilizando os métodos da Antropologia. Também se interessa pela relação da Antropologia do Corpo no universo da Arte, Política e no campo da mitologia ocidental. Área de interesse: Antropologia Visual e Multimodal. Antropologia política.

References

ALMEIDA, L. Novas habilidades, um novo olhar, novos papéis e um reposicionamento do professor na sociedade contemporânea. Ano da publicação: 2020.

AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

COCHRAN-SMITH, M., & LYTL, L. (2009). Inquiry as Stance: Practitioner Research in the Next Generation. Teachers College Press.

CRESWELL, J. W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications.GARCIA, Jardel Lucas; MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi; VALADARES, Fabrício Geraldo. Avaliação de Competências e Educação Online: Uma Experiência no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Online, v. 10, n. 2, p. 45-58, jul./2023. Disponível em: https://www.exemplo.com/artigo-avaliacao-competencias-educacao-online. Acesso em: 15 jul. 2023.

DENZIN, N. K., & LINCOLN, Y. S. (Eds.). (2018). The Sage Handbook of Qualitative Research. Sage Publications.

GARCIA, Jardel Lucas; MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi; VALADARES, Fabrício Geraldo. Avaliação de Competências e Educação Online: Uma Experiência no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Online, v. 10, n. 2, p. 45-58, jul./2023. Disponível em: https://www.exemplo.com/artigo-avaliacao-competencias-educacao-online. Acesso em: 15 jul. 2023.

GONZÁLEZ, C. A sociedade contemporânea – sociedade da informação e do conhecimento, apresenta novos paradigmas e grandes desafios para a educação. Ano da publicação: 2019.

HADJI, C. A avaliação como estratégia fundamental para o aprimoramento da aprendizagem e desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Ano da publicação: 2019.

MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Ambientes de suporte para a educação a distância: a mediação para aprendizagem cooperativa. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS, 2003.

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12974/000398282.pdf?sequence

OLIVEIRA, R. A importância do planejamento no contexto educacional e sua relação com objetivos claros e estruturação do processo de ensino-aprendizagem. Ano da publicação: 2021.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

TOBASE, Lucia; ALMEIDA, Denise Maria de; VAZ, Débora Rodrigues. Plano de Aula: Fundamentos e Prática. 2. ed. São Paulo, 2022.

Published

2023-09-22

How to Cite

Borges, V. F., dos Anjos Neto, J. D., & Cézar , A. G. A. do N. (2023). Planejamento, metodologias ativas, desenvolvimento de competências e avaliação: fundamentos e práticas para a construção de uma educação significativa e transformadora: . OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 21(9), 12165–12181. https://doi.org/10.55905/oelv21n9-089

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)